“O homem que julga infalível a sua razão está bem perto do erro. Mesmo aqueles, cujas ideias são as mais falsas, se apóiam na sua própria razão e é por isso que rejeitam tudo o que lhes parece impossível.” Fonte: O Livro dos Espíritos, introdução VII.

Trabalhemos todos, pela Unificação do movimento espírita!!

O Espiritismo é uma questão de fundo; prender-se à forma seria puerilidade indigna da grandeza do assunto. Daí vem que os centros que se acharem penetrados do verdadeiro espírito do Espiritismo deverão estender as mãos uns aos outros, fraternalmente, e unir-se para combater os inimigos comuns: a incredulidade e o fanatismo.”

“Dez homens unidos por um pensamento comum são mais fortes do que cem que não se entendam.”
Allan Kardec (Obras Póstumas – Constituição do Espiritismo – Item VI).

“Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.”Thiago,3/17

“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” João – 15:7

Falar e Fazer

Em se tratando de reforma íntima: “Fácil é dizer como se faz. Difícil é fazer como se diz.” Precisamos fazer mais e dizer menos. Francisco Rebouças.

domingo, 29 de março de 2020

ESTATÍSTICA DO ESPIRITISMO.

Segunda parte da matéria.

PROPORÇÃO RELATIVA DOS ESPÍRITAS.

I. Sob o aspecto das nacionalidades. - Não existe, por assim dizer, nenhum país civilizado da Europa e da América onde não haja espíritas. Aquele em que são mais numerosos, são os Estados Unidos da América do Norte. Ali seu número é avaliado, por uns, em quatro milhões, o que já é muito, e, por outros, em dez milhões. Esta última cifra é evidentemente exagerada, porque compreenderia mais de um terço da população, o que não é provável. Na Europa, essa cifra pode ser avaliada em um milhão, no qual a França figura com mais ou menos seiscentos mil. Pode se estimar o número de espíritas do mundo inteiro em seis a sete milhões. Quando não fosse senão a metade, a história não oferece nenhum exemplo de uma doutrina que, em menos de quinze anos, tenha reunido um semelhante número de adeptos, disseminados sobre toda a superfície do globo. Se nisso se compreendessem os espíritas inconscientes, quer dizer, aqueles que não o são senão por intuição, e se tornarão mais tarde espíritas de fato, somente na França, poder-se-iam contá-los vários milhões.
Do ponto de vista da difusão de idéias espíritas, e da facilidade com que são aceitas, os principais Estados da Europa podem ser assim classificados como se segue:
1 ° França. - 2° Itália. - 3° Espanha. -4° Rússia. - 5° Alemanha. -6° Bélgica. -7° Inglaterra. -8°- Suécia e Dinamarca. -9° Grécia. -10° Suíça.
II. Sob o aspecto do sexo; sobre 100: homens, 70; -mulheres, 30.
III. Sob o aspecto da idade', de 30 a 70 anos, máximo; - de 20 a 30 anos, número médio; - de 70 a 80, mínimo.
IV. Sob o aspecto da instrução. O grau de instrução é muito fácil de apreciar pela correspondência; sobre 100: instrução cuidada, 30; -simples letrados, 30; - instrução superior, 20; - meio letrados, 10; -iletrados, 6; - sábios oficiais, 4.
V. Sob o aspecto das idéias religiosas; sobre 100: católicos romanos, livres pensadores, não apegados ao dogma, 50; - católicos gregos, 15;-judeus, 10; protestantes liberais, 10; católicos apegados aos dogmas, 10; - protestantes ortodoxos, 3; - muçulmanos 2.
VI. Sob o aspecto da fortuna; sobre 100: mediocridade, 60; -fortunas médias: 20; - indigêncía, 15; - grandes fortunas, 5.
VII. Sob o aspecto do estado moral, abstração feita da fortuna, sobre 100: aflitos, 60; - sem inquietação, 30; - felizes do mundo, 10; -sensualistas, 0.
VIII. Sob o aspecto da classe social. Sem poder estabelecer nenhuma proporção nesta categoria, é notório que o Espiritismo conta entre seus adeptos: vários soberanos e príncipes reinantes; membros de famílias soberanas, e um grande número de personagens titulados.
Em geral, é nas classes médias que o Espiritismo conta mais adeptos; na Rússia, é quase que exclusivamente na nobreza e a alta aristocracia; foi na França que se propagou mais na pequena burguesia e na classe operária.
IX. Estado militar, segundo o grau: 1° tenentes e sub-tenentes; - 2° sub-oficiais; - 3° capitães; - 4° coronéis; - 5° médicos e cirurgiões; - 6° generais; - 7° guardas municipais; - 8° soldados da guarda; - 9° soldados da linha.
Nota. Os tenentes e sub-tenentes espíritas estão quase todos em atividade de serviço; entre os capitães, os há em torno da metade em atividade, e a outra metade aposentada; os coronéis, médicos, cirurgiões e generais aposentados estão em maioria.
X. Marinha; 1 ° marinha militar; - 2° marinha mercante.
XI. Profissões liberais e funções diversas. Nós os agrupamos em dez categorias, classificadas segundo a proporção dos adeptos que elas forneceram ao Espiritismo.
1° Médicos homeopatas. - Magnetistas (1). (1) A palavra magnetizador revela uma idéia de ação; a de magnetista uma idéia de adesão. O magnetizador é aquele que exerce por profissão ou outro modo; pode-se ser magnetista sem ser magnetizador. Dir-se-á: um magnetizador experimentado, e um magnetista convicto.
2° Engenheiros. - Professores primários; senhores e senhoras de pensão. - Professores livres.
3° Cônsul. - Padres católicos.
4° Pequenos empregados. - Músicos. -Artistas líricos. -Artistas dramáticos.
5° Porteiros. - Comissários de polícia.
6° Médicos alopatas. - Homens de letras. - Estudantes.
7° Magistrados. -Altos funcionários. - Professores oficiais e dos liceus. – Pastores protestantes.
8° Jornalistas. - Artistas pintores. - Arquitetos. - Cirurgiões.
9° Notários. -Advogados. –Procuradores judiciais.-Agentes de negócios.
10° Agentes de câmbio. - Banqueiros.
XII. Profissões industriais, manuais e comerciais, igualmente agrupadas em dez categorias.
1 ° Alfaiates. - Costureiras. 2° Mecânicos. - Empregados de estradas de ferro. 3° Operários tecelões. - Pequenos negociantes - porteiros. 4° Farmacêuticos. - Fotógrafos. - Relojoeiros. - Viajantes de comércio.
5° Agricultores. - Sapateiros.
6° Padeiros. - Açougueiros. - Salsicheiros.
7° Marceneiros.-Opera rios tipógrafos.
8° Grandes industriais e chefes de estabelecimentos.
9° Livreiros. - Impressores.
10° Pintores de edifícios. - Pedreiros. - Serralheiros. - Merceeiros. - Domésticos.
Deste levantamento, resultam as conseqüências seguintes:
1° Que há espíritas em todos os graus da escala social;
2° Que há mais homens do que mulheres espíritas. É certo que, nas famílias divididas pela crença com respeito ao Espiritismo, há mais maridos contrariados pela oposição de suas mulheres do que mulheres pela de seus maridos. Não é menos constante que, em todas as reuniões espíritas, os homens estão em maioria.
É, pois, erradamente que a critica pretendeu que a Doutrina é recrutada principalmente entre as mulheres por causa de sua tendência ao maravilhoso. Ao contrário, é precisamente essa tendência ao maravilhoso e ao misticismo que as torna, em geral, mais refratárias do que os homens; essa predisposição fá-las aceitarem mais facilmente a fé cega que dispensa todo exame, ao passo que o Espiritismo, não admitindo senão a fé raciocinada, exige a reflexão e a dedução filosófica para ser bem compreendido, e ao que a educação estreita dada às mulheres, as torna menos aptas do que os homens. Aqueles que sacodem o jugo imposto à sua razão e ao seu desenvolvimento intelectual, freqüentemente, caem num excesso contrário; elas se tornam o que elas chamam as mulheres fortes, e são de uma incredulidade mais tenaz;
3° Que a grande maioria dos espíritas se encontra entre as pessoas esclarecidas e não entre as ignorantes. Por toda a parte o Espiritismo se propagou de alto o baixo da escala social, e em nenhuma parte desenvolveu-se em primeiro lugar nas classes inferiores;
4° Que a aflição e a infelicidade predispõe às crenças espíritas, em conseqüência das consolações que elas proporcionam. É a razão pela qual, na maioria das categorias, a proporção dos espíritas está em razão da inferioridade hierárquica, porque é ali que há mais necessidades e sofrimentos, ao passo que os titulares das posições superiores pertencem, em geral, à classe dos satisfeitos; é preciso deles excetuar o estado militar onde os simples soldados figuram em último lugar.
5° Que o Espiritismo encontra um acesso mais fácil entre os incrédulos em matérias religiosas do que entre aqueles que têm uma fé retida;
6° Enfim, que depois dos fanáticos, os mais refratários às idéias espíritas são os sensualistas e as pessoas das quais todos os pensamentos são concentrados sobre as posses e os gozos materiais, qualquer seja a classe a que pertençam, o que é independente do grau de instrução.
Em resumo, o Espiritismo é acolhido como um benefício por aqueles que ele ajuda a suportar o fardo da vida, e é repelido ou desdenhado por aqueles que ele dificulta no gozo da vida. Falando-se deste princípio, explica-se facilmente a classe que ocupam, nesse quadro, certas categorias de indivíduos, apesar das luzes que são uma condição de sua posição social. Pelo caráter, gostos, hábitos, gênero de vida das pessoas, pode-se julgar antecipadamente sua aptidão em assimilar as idéias espíritas. Em alguns, a resistência é uma questão de amor-próprio, que segue quase sempre o grau do saber; quando esse saber lhes fez conquistar uma certa posição social que os coloca em evidência, não querem convir que puderam se enganar e que outros podem ter visto mais justo. Oferecer as provas a certas pessoas é lhes oferecer o que elas mais temem: e de medo de reencontrá-las fecham os olhos e os ouvidos, preferem negar a priorie se abrigar atrás de sua infalibilidade, da qual estão bem convencidas, o que quer que disso digam.
Explica-se menos facilmente a causa da classe que ocupam, nessa classificação, certas profissões industriais. Pergunta-se, por exemplo, porque os alfaiates ali ocupam a primeira classe, ao passo que a livraria e a imprensa, profissões bem mais intelectuais, estão quase em último. É um fato constatado há muito tempo, e do qual ainda não nos demos conta.
Se, no levantamento acima, em lugar de não compreender senão os espíritas de fato, se tivessem considerado os espíritas inconscientes, aqueles em que essas idéias estão no estado de intuição e que fazem o Espiritismo sem o saber, várias categorias teriam sido certamente classificadas diferentemente; os literatos, por exemplo, os poetas, os artistas, em uma palavra, todos os homens de imaginação e de inspiração, os crentes de todos os cultos estariam, sem nenhuma dúvida na primeira classe. Certos povos, entre os quais as crenças espíritas são, de alguma sorte, inatas, ocupariam também um outro lugar. É por isto que essa classificação não poderia ser absoluta, e se modificará com o tempo.
Os médicos homeopatas estão à frente das profissões liberais, porque, com efeito, é aquela que, guardadas as proporções, contém em suas fileiras o maior número de adeptos do Espiritismo; sobre cem médicos espíritas, há ao menos oitenta homeopatas.
Isto se prende a que o próprio princípio de sua medicação os conduz ao espiritualismo; também os materialistas são raros entre eles, se bem que os há, ao passo que são numerosos entre os alopatas. Melhor do que estes últimos compreenderam o Espiritismo, porque encontraram nas propriedades fisiológicas do perispírito, unido ao princípio material e ao princípio espiritual, a razão de ser de seu sistema. Pelo mesmo motivo, os espíritas puderam, melhor do que os outros, se darem conta dos efeitos desse modo de tratamento. Sem ser exclusivo com relação à homeopatia, e sem rejeitar a alopatia, compreenderam a sua racionalidade, e os sustentaram contra os ataques injustos. Os homeopatas, achando novos defensores nos espíritas, não tiveram a imperícia de atirar-lhes a pedra.
Se os magnetistas figuram na primeira classe, no entanto, depois dos homeopatas, apesar da oposição persistente e freqüentemente acerba de alguns, é que os opositores não formam senão uma pequeníssima minoria junto à massa daqueles que são, pode-se dizer, espíritas de intuição. O magnetismo e o Espiritismo são, com efeito, duas ciências gêmeas, que se completam e se explicam uma pela outra, e das quais aquela das duas que não quer se imobilizar, não pode chegar a seu complemento sem se apoiar sobre a sua congênere; isoladas uma da outra, elas se detêm num impasse; elas são reciprocamente como a física e a química, a anatomia e a fisiologia. A maioria dos magnetistas compreendem de tal modo por intuição a relação íntima que deve existir entre as duas coisas, que se prevalecem geralmente de seus conhecimentos e magnetizam, como meio de introdução junto aos espíritas.
De todos os tempos, os magnetistas estiveram divididos em dois campos: os espiritualistas e os fluidistas; estes últimos, muito menos numerosos, fazendo ao menos abstração do princípio espiritual, quando não o negam absolutamente, tudo relacionam com a ação do fluido material; conseqüentemente, estão em oposição de principio com os espíritas. Ora, há que se observar que, se todos os magnetistas não são espíritas, todos os espíritas, sem exceção, admitem o magnetismo. Em todas as circunstâncias, deles se fizeram os defensores e os sustentáculos. Deveram, pois, se admirar de encontrar adversários, mais ou menos malevolentes, naqueles mesmos dos quais vinham reforçar as fileiras; quem, depois de ter sido, durante mais de meio século alvo aos ataques, às zombarias e às perseguições de todas as espécies lançam a seu turno, a pedra, os sarcasmos e, freqüentemente, a injúria aos auxiliares que lhes chegam, e começam a pesar na balança por seu número.
De resto, como o dissemos, essa oposição está longe de ser geral, muito ao contrário, pode-se afirmar, sem se afastar da verdade, que ela jamais está na proporção de mais de 2 a 3 porcento sobre a totalidade dos magnetistas; ela é muito menor ainda entre aqueles da província e do estrangeiro do que de Paris.

Fonte: Revista Espírita – Janeiro 1869


Francisco Rebouças

Brasil coração do mundo...

https://youtu.be/_a9tpJnGcbw

Homenagem a Chico Xavier

Haroldo Dias Dutra - As cartas de Paulo

Haroldo Dutra - Jesus o Médico da Almas

https://youtu.be/Uk7OUvyGCZU



Divaldo Franco

https://youtu.be/OVbstbRFs9M

Entrevista sobre Emmanuel, Joanna de Ângelis...

Reencarnação é uma realidade

Palestra O trabalho no Bem - Cristiane Parmiter

Palestra: As Leis Divinas e nós - Cristiane Parmiter

Palestra: Benevolência - Cristiane Parmiter

Palestra: Jesus e o Mundo - Cristiane Parmiter

Palestra: A Dinâmica do Perdão - Cristiane Parmiter

Palestra: Perante Jesus - Cristiane Parmiter

Palestra AVAREZA - Cristiane Parmiter

Palestra Obediência Construtiva - Cristiane Parmiter

Palestra Tribulações - Cristiane Parmiter

Palestra Conquistando a Fé - Cristiane Parmiter

Palestra Humildade e Jesus - Cristiane Parmiiter

Palestra Renúncia - Cristiane Parmiter

Glória a Kardec

Rádios Brasil

Simplesmente Espetacular!!!

Professora Amanda Gurgel

De Kardec aos dias de hoje

Muitas Vidas

Divaldo Franco

Entrevista com Divaldo Franco

Sobre Emmanuel, Joanna de Ângelis, e muito mais, confira. 1ª Parte 2ª Parte

Chico Xavier

Chico Xavier (2010) trailer oficial

Página de Mensagens

Nesta página estarei lançando variadas páginas de conteúdo edificante para nosso aprendizado.

Francisco Rebouças.

1-ANTE A LIÇÃO

"Considera o que te digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo".- Paulo. II TIMÓTEO. 2:7.

Ante a exposição da verdade, não te esquives à meditação sobre as luzes que recebes.

Quem fita o céu, de relance, sem contemplá-lo, não enxerga as
estrelas; e quem ouve uma sinfonia, sem abrir-lhe a acústica da alma, não lhe percebe as notas divinas.

Debalde escutarás a palavra inspirada de pregadores ardentes, se não descerrares o coração para que o teu sentimento mergulhe na claridade bendita daquela.

Inúmeros seguidores do Evangelho se queixam da incapacidade de retenção dos ensinos da Boa Nova, afirmando-se ineptos à frente das novas revelações, e isto porque não dispensam maior trato à lição ouvida, demorando-se longo tempo na província da distração e da leviandade.

Quando a câmara permanece sombria, somos nós quem desata o ferrolho à janela para que o sol nos visite.

Dediquemos algum esforço à graça da lição e a lição nos responderá com as suas graças.

O apóstolo dos gentios é claro na observação. "Considera o que te digo, porque, então, o Senhor te dará entendimento em tudo."

Considerar significa examinar, atender, refletir e apreciar.

Estejamos, pois, convencidos de que, prestando atenção aos
apontamentos do Código da Vida Eterna, o Senhor, em retribuição à nossa boa-vontade, dar-nos-á entendimento em tudo.

Livro: Fonte Viva
Chico Xavier/Emmanuel

NO CAMPO FÍSICO

"Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual." - Paulo. (I CORÍNTIOS, 15:44.)

Ninguém menospreze a expressão animal da vida humana, a pretexto de preservar-se na santidade.

A imersão da mente nos fluidos terrestres é uma oportunidade de sublimação que o espírito operoso e desperto transforma em estruturação de valores eternos.

A sementeira comum é símbolo perfeito.

O gérmen lançado à cova escura sofre a ação dos detritos da terra, afronta a lama, o frio, a resistência do chão, mas em breve se converte em verdura e utilidade na folhagem, em perfume e cor nas flores e em alimento e riqueza nos frutos.

Compreendamos, pois, que a semente não estacionou. Rompeu todos os obstáculos e, sobretudo, obedeceu à influência da luz que a orientava para cima, na direção do Sol.

A cova do corpo é também preciosa para a lavoura espiritual, quando nos submetemos à lei que nos induz para o Alto.

Toda criatura provisoriamente algemada à matéria pode aproveitar o tempo na criação de espiritualidade divina.

O apóstolo, todavia, é muito claro quando emprega o termo "semeia-se". Quem nada planta, quem não trabalha na elevação da própria vida, coagula a atividade mental e rola no tempo à maneira do seixo que avança quase inalterável, a golpes inesperados da natureza.

Quem cultiva espinhos, naturalmente alcançará espinheiros.

Mas, o coração prevenido que semeia o bem e a luz, no solo de si mesmo, espere, feliz, a colheita da glória espiritual.

E N T R E I R M Ã O S
Olympia Belém (Espírito)[1]

Estes são tempos desafiadores para todos os que buscam um mundo melhor, onde reine o amor, onde pontifique a fraternidade, onde possam florir os mais formosos sentimentos nos corações.
Anelamos por dias em que a esperança, há tanto tempo acariciada, possa converter-se em colheita de progressos e de paz.
Sonhamos com esse alvorecer de uma nova era em que o Espiritismo, transformado em religião do povo, apresentando Jesus às multidões, descrucificado e vivo, possa modificar as almas, para que assumam seu pujante papel de filhas de Deus no seio do mundo.
Entrementes, não podemos supor que esses ansiados dias estejam tão próximos, quando verificamos que há, ainda, tanta confusão nos relacionamentos, tanta ignorância nos entendimentos, tanta indiferença e ansiedade nos indivíduos, como se vendavais, tufões, tormentas variadas teimassem em sacudir o íntimo das criaturas, fazendo-as infelizes.
A fim de que os ideais do Cristo Jesus alcancem a Terra, torna-se indispensável o esforço daqueles que, tendo ouvido o cântico doloroso do Calvário, disponham-se a converter suas vidas na madrugada luminosa do Tabor.
O mundo terreno, sob ameaças de guerras e sob os rufares da violência, em vários tons, tem urgência do Mestre de Nazaré, ainda que O ignore em sua marcha atordoada, eivada do materialismo que o fascina, que o domina e que o faz grandemente desfigurado, por faltar sentido positivo e digno no uso das coisas da própria matéria.
Na atualidade, porém, com as advertências da Doutrina dos Espíritos, com essa luculenta expressão da misericórdia de Deus para com Seus filhos terrenos, tudo se torna menos áspero, tudo se mostra mais coerente, oferecendo-nos a certeza de que, no planeta, tudo está de conformidade com a lei dos merecimentos, com as obras dos caminheiros, ora reencarnados, na estrada da suspirada libertação espiritual.
"A cada um segundo as suas obras" aparece como canto de justiça e esperança, na voz do Celeste Pastor.
Hoje, reunidos entre irmãos, unimo-nos aos Emissários destacados do movimento de disseminação da luz sobre as brumas terráqueas, e queremos conclamar os queridos companheiros, aqui congregados, a que não se permitam atormentar pelos trovões que se fazem ouvir sobre as cabeças humanas, ameaçadores, tampouco esfriar o bom ânimo, considerando que o Cristo vela sempre. Que não se deixem abater em razão de ainda não terem, porventura, alcançado as excelentes condições para o ministério espírita, certos de que o tempo é a magna oportunidade que nos concede o Senhor. Que ponham mãos à obra, confiantes e vibrantes, certos de que os verdadeiros amigos de Jesus caminham felizes, apesar das lutas e das lágrimas, típicas ocorrências das experiências, das expiações e das provas.
Marchemos devotados, oferecendo, na salva da nossa dedicação, o melhor que o Espiritismo nos ensina, o melhor do que nos apresenta para os que se perdem nas alamedas do medo, da desesperança e da ignorância a nossa volta.
Hoje, entre os amigos espíritas, encontramos maior ânimo para a superação dos nossos próprios limites, o que configurará, ao longo do tempo a superação dos limites do nosso honroso Movimento Espírita.
Sejamos pregadores ou médiuns, evangelizadores, escritores ou servidores da assistência social, não importa. Importa que nos engajemos, todos, nos labores do Codificador, plenificando-nos da grande honra de cooperar com os excelsos interesses do Insuperado Nazareno.
O tempo é hoje, queridos irmãos. O melhor é o agora, quando nos entrelaçamos para estudar, confraternizar e louvar a Jesus com os corações em clima festivo.
Certos de que o Espiritismo é roteiro de felicidade e bandeira de luz, que devemos içar bem alto sobre o dorso do planeta, abracemo-nos e cantemos, comovidos: Louvado seja Deus! Louvado seja Jesus!
Com extremado carinho e votos de crescente progres­so para todos, em suas lidas espiritistas, quero despedir-me sempre devotada e servidora pequenina.
Olympia Belém.

[1]
- Mensagem psicografada pelo médium J. Raul Teixeira no dia 03.09.95, no encerramento da X Confraternização Espírita do Estado do Rio de Janeiro.

O TEMPO

“Aquele que faz caso do dia, patrão Senhor o faz.” — Paulo. (ROMANOS, capítulo 14, versículo 6.)

A maioria dos homens não percebe ainda os valores infinitos do tempo.
Existem efetivamente os que abusam dessa concessão divina. Julgam que a riqueza dos benefícios lhes é devida por Deus.
Seria justo, entretanto, interrogá-los quanto ao motivo de semelhante presunção.
Constituindo a Criação Universal patrimônio comum, é razoável que todos gozem as possibilidades da vida; contudo, de modo geral, a criatura não medita na harmonia das circunstâncias que se ajustam na Terra, em favor de seu aperfeiçoamento espiritual.
É lógico que todo homem conte com o tempo, mas, se esse tempo estiver sem luz, sem equilíbrio, sem saúde, sem trabalho?
Não obstante a oportunidade da indagação, importa considerar que muito raros são aqueles que valorizam o dia, multiplicando-se em toda parte as fileiras dos que procuram aniquilá-lo de qualquer forma.
A velha expressão popular “matar o tempo” reflete a inconsciência vulgar, nesse sentido.
Nos mais obscuros recantos da Terra, há criaturas exterminando possibilidades sagradas. No entanto, um dia de paz, harmonia e iluminação, é muito importante para o concurso humano, na execução das leis divinas.
Os interesses imediatistas do mundo clamam que o “tempo é dinheiro”, para, em seguida, recomeçarem todas as obras incompletas na esteira das reencarnações... Os homens, por isso mesmo, fazem e desfazem, constroem e destroem, aprendem levianamente e recapitulam com dificuldade, na conquista da experiência.
Em quase todos os setores de evolução terrestre, vemos o abuso da oportunidade complicando os caminhos da vida; entretanto, desde muitos séculos, o apóstolo nos afirma que o tempo deve ser do Senhor.

Livro: Caminho Verdade e Vida.
Chico Xavier/Emmanuel.

NISTO CONHECEREMOS

"Nisto conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro." (I JOÃO, 4:6.)

Quando sabemos conservar a ligação com a Paz Divina, apesar de todas as perturbações humanas, perdoando quantas vezes forem necessárias ao companheiro que nos magoa; esquecendo o mal para construir o bem; amparando com sinceridade aos que nos aborrecem; cooperando espiritualmente, através da ação e da oração, a benefício dos que nos perseguem e caluniam; olvidando nossos desejos particulares para servirmos em favor de todos; guardando a fé no Supremo Poder como luz inapagável no coração; perseverando na bondade construtiva, embora mil golpes da maldade nos assediem; negando a nós mesmos para que a bênção divina resplandeça em torno de nossos passos; carregando nossas dificuldades como dádivas celestes; recebendo adversários por instrutores; bendizendo as lutas que nos aperfeiçoam a alma, à frente da Esfera Maior; convertendo a experiência terrena em celeiros de alegrias para a Eternidade; descortinando ensejos de servir em toda parte; compreendendo e auxiliando sempre, sem a preocupação de sermos entendidos e ajudados; amando os nossos semelhantes qual temos sido amados pelo Senhor, sem expectativa de recompensa; então, conheceremos o espírito da verdade em nós, iluminando-nos a estrada para a redenção divina.

DOUTRINAÇÕES

"Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estarem os vossos nomes escritos nos céus." — Jesus. (LUCAS, capítulo 10, versículo 20.)

Freqüentemente encontramos novos discípulos do Evangelho exultando de contentamento, porque os Espíritos perturbados se lhes sujeitam.

Narram, com alegria, os resultados de sessões empolgantes, nas quais doutrinaram, com êxito, entidades muita vez ignorantes e perversas.

Perdem-se muitos no emaranhado desses deslumbramentos e tocam a multiplicar os chamados "trabalhos práticos", sequiosos por orientar, em con-tactos mais diretos, os amigos inconscientes ou infelizes dos planos imediatos à esfera carnal.

Recomendou Jesus o remédio adequado a situações semelhantes, em que os aprendizes, quase sempre interessados em ensinar os outros, esquecem, pouco a pouco, de aprender em proveito próprio.

Que os doutrinadores sinceros se rejubilem, não por submeterem criaturas desencarnadas, em desespero, convictos de que em tais circunstâncias o bem é ministrado, não propriamente por eles, em sua feição humana, mas por
emissários de Jesus, caridosos e solícitos, que os utilizam à maneira de canais para a Misericórdia Divina; que esse regozijo nasça da oportunidade de servir ao bem, de consciência sintonizada com o Mestre Divino, entre as certezas
doces da fé, solidamente guardada no coração.

A palavra do Mestre aos companheiros é muito expressiva e pode beneficiar amplamente os discípulos inquietos de hoje.

Livro: Caminho Verdade e Vida.

Chico Xavier/Emmanuel.

FILHOS DA LUZ

FILHOS DA LUZ"Andai como filhos da luz." - Paulo.

(EFÉSIOS, 5:8.)Cada criatura dá sempre notícias da própria origem espiritual.

Os atos, palavras e pensamentos constituem informações vivas da zona mental de que procedemos.

Os filhos da inquietude costumam abafar quem os ouve, em mantos escuros de aflição.

Os rebentos da tristeza espalham o nevoeiro do desânimo.

Os cultivadores da irritação fulminam o espírito da gentileza com os raios da cólera.

Os portadores de interesses mesquinhos ensombram a estrada em que transitam, estabelecendo escuro clima nas mentes alheias.

Os corações endurecidos geram nuvens de desconfiança, por onde passam.

Os afeiçoados à calúnia e à maledicência distribuem venenosos quinhões de trevas com que se improvisam grandes males e grandes crimes.

Os cristãos, todavia, são filhos da luz.E a missão da luz é uniforme e insofismável.Beneficia a todos sem distinção.

Não formula exigências para dar.Afasta as sombras sem alarde.

Espalha alegria e revelação crescentes.Semeia renovadas esperanças.Esclarece, ensina, ampara e irradia-se.

Vinha de Luz

Chico Xavier/André Luiz


QUEM LÊ, ATENDA

"Quem lê, atenda." - Jesus. (MATEUS, 24:15.)

Assim como as criaturas, em geral, converteram as produções sagradas da Terra em objeto de perversão dos sentidos, movimento análogo se verifica no mundo, com referência aos frutos do pensamento.

Freqüentemente as mais santas leituras são tomadas à conta de tempero emotivo, destinado às sensações renovadas que condigam com o recreio pernicioso ou com a indiferença pelas obrigações mais justas.

Raríssimos são os leitores que buscam a realidade da vida.

O próprio Evangelho tem sido para os imprevidentes e levianos vasto campo de observações pouco dignas.

Quantos olhos passam por ele, apressados e inquietos, anotando deficiências da letra ou catalogando possíveis equívocos, a fim de espalharem sensacionalismo e perturbação? Alinham, com avidez, as contradições aparentes e tocam a malbaratar, com enorme desprezo pelo trabalho alheio, as plantas tenras e dadivosas da fé renovadora.

A recomendação de Jesus, no entanto, é infinitamente expressiva.

É razoável que a leitura do homem ignorante e animalizado represente conjunto de ignominiosas brincadeiras, mas o espírito de religiosidade precisa penetrar a leitura séria, com real atitude de elevação.

O problema do discípulo do Evangelho não é o de ler para alcançar novidades emotivas ou conhecer a Escritura para transformá-la em arena de esgrima intelectual, mas, o de ler para atender a Deus, cumprindo-lhe a Divina Vontade.

Livro; Vinha de Luz
Chico Xavier/Emmanuel