“O homem que julga infalível a sua razão está bem perto do erro. Mesmo aqueles, cujas ideias são as mais falsas, se apóiam na sua própria razão e é por isso que rejeitam tudo o que lhes parece impossível.” Fonte: O Livro dos Espíritos, introdução VII.

Trabalhemos todos, pela Unificação do movimento espírita!!

O Espiritismo é uma questão de fundo; prender-se à forma seria puerilidade indigna da grandeza do assunto. Daí vem que os centros que se acharem penetrados do verdadeiro espírito do Espiritismo deverão estender as mãos uns aos outros, fraternalmente, e unir-se para combater os inimigos comuns: a incredulidade e o fanatismo.”

“Dez homens unidos por um pensamento comum são mais fortes do que cem que não se entendam.”
Allan Kardec (Obras Póstumas – Constituição do Espiritismo – Item VI).

“Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.”Thiago,3/17

“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” João – 15:7

Falar e Fazer

Em se tratando de reforma íntima: “Fácil é dizer como se faz. Difícil é fazer como se diz.” Precisamos fazer mais e dizer menos. Francisco Rebouças.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Entrevistas

O FRANCISCO REBOUÇAS - ESPIRITISTA TRAZ AO CONHECIMENTO DOS NOSSOS DISTINTOS AMIGOS, A ENTREVISTA QUE NOS FOI CONCEDIDA POR CRISTINA BRITO, DIRETORA DA ÁREA DE RELAÇÕES EXTERNAS DO CEERJ – Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro.
Entrevista:
FR : Prezada amiga Cristina, como aconteceu o seu encontro com a doutrina espírita?

R: Bem amigo, de uma forma um tanto incomum. Até os meus 31 anos, nunca tinha ouvido falar da Doutrina ou de Kardec. Meus pais, portugueses, inicialmente católicos, tornaram-se mórmons na minha infância, mas como não tinham como pagar o dízimo, acabaram se afastando e minha mãe adotou a linha espiritualista. Na minha juventude tive contato com ampla literatura espiritualista sobre diversas questões ligadas ao Espírito e sobre reencarnação. No entanto quando me casei, comecei a ter uma visão e a ouvir diariamente uma certa orientação. Isso acabou se tornando uma angústia, pois não sabia o que deveria fazer. Acabei indo, uma certa tarde, levada pela vontade de atender à orientação me vinha por uma via tão inusitada para mim (nota: aquela foi a única situação em minha vida, em que posso dizer que vivi a vidência e a audiência), cheguei, à então, FEERJ-Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro-situada em Niterói, onde moro, hoje – IEBM – Instituto Espírita Bezerra de Menezes. Cheguei, sem saber dos horários de palestra, 1 hora antes do início da mesma e a expositora, após me ouvir as inquietações, encaminhou-me ao Grupo Espírita Leôncio de Albuquerque, por ser perto da minha casa. Lá chegando, recebida pela querida D. Marlene Teixeira, entreguei-me ao estudo e trabalho e, após 10 anos, assumimos a direção daquela casa de amor, tendo a oportunidade de exercitar lições de fraternidade, compreensão e gestão administrativa.

FR: Qual casa espírita que você freqüenta hoje?

R: O Grupo Espírita Yvonne Pereira, situado em Icaraí-Niterói.

FR: O que motivou você e alguns outros confrades fundarem o Grupo Espírita Yvonne Pereira?

R: Acredito que a fundação do Yvonne Pereira já estava traçada, muito antes de termos sido informados do fato. Ainda durante a nossa gestão no Leôncio da Albuquerque, um companheiro do Movimento Espírita da Campinas, sugeriu-nos a fundação de uma Casa Espírita, ao que lhe respondemos (sem termos pensado sobre isso antes):_”Já tem até nome:Yvonne Pereira.” Seis companheiros do Leôncio, abraçamos o Projeto que chegou a Icaraí pela força da proposta do trabalho: voltado à valorização da vida, visto ser Icaraí, o bairro em que mais se cometem suicídios em Niterói. Descobrimos, nesta ocasião, que Icaraí não tinha ainda uma Casa Espírita, ficando a mais próxima no bairro Jardim Icaraí.

Fundamos o Yvonne no dia 24 de dezembro de 2006, dia em que D.Yvonne completaria 100 anos, segundo data informada por ela, no livro:”À Luz do Consolador”.

Isso aconteceu sob o amparo do IEBM-que nos abriu as portas e o coração, para o início de nosso trabalho e no dia do aniversário do Dr.Bezerra de 2007(29/08), abrimos as portas de nossa Casa em Icaraí, ao público.

FR: Quais as principais atividades espirituais realizadas no GEYP?

R: O atendimento ao público que chega à Casa, seja numa das 4 reuniões públicas semanais, seja no atendimento fraterno, na evangelização infantil, no Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, nos grupos de estudo (Temos vários: das obras de D Yvonne, de André Luiz, de Leon Denis, de O Livro dos Espíritos, dA Gênese, de Memórias de um suicida e ainda uma turma de esperanto).

Sendo o progresso intelectual antecedente ao progresso moral, faz-se necessário a promoção do estudo a fim de facilitar ao espírito ensejo a melhores escolhas em sua vida.

Temos também, semanalmente uma reunião de Evangelho no Lar, aberta ao público.

FR: Cristina, como começou sua ligação e atuação no movimento espírita?

R: Bem, fora da Casa espírita, comecei participando das CEERJ (Confraternização Espírita do Estado do Rio de Janeiro- promovidas pela antiga USEERJ) e em 2003, por ser fã incondicional do ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, solicitei à então FEERJ, participar da comissão que a representaria na FEB-Federação Espírita Brasileira, em Brasília, no II Encontro Nacional de Coordenadores de ESDE.

Totalmente “crua” de Movimento Espírita, mas com muita vontade de colaborar, voltei e juntamente com o querido companheiro Alberto Leitão Rosa – então diretor da FEERJ, fundamos-em 2004-o Plantão Pró Casa Espírita, que, com a fusão das Federativas (FEERJ/USEERJ), passou em 2006 a ser coordenado pelo 38º. CEU(Conselho Espírita de Unificação). Em 2005, assumi o Departamento de Educação Espírita do 38oCEU, ficando até 2007, assim como no Plantão, necessitando sair para melhor cuidar da Casa (GEYP) recém-fundada

FR: E com o CEERJ?

R: Bem amigos, não sei se já deu para notar, mas me permito ser “gerenciada” por intuições que me chegam e com as quais não luto – apenas obedeço.

No início de 2006, começaram as inscrições de companheiros do Movimento Espírita do Estado para a formação da 1ª. Comissão Diretora que seria eleita na primeira Assembléia Geral da nova Federativa, formada pela união da FEERJ e USEERJ – o CEERJ (Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro). Ouvi falar do acolhimento de candidaturas e me candidatei. No dia 26 de março de 2006, dia da fusão, fui eleita como um dos 36 membros da Comissão Diretora (é ela que elege e dela que sai a diretoria da Federativa).

Em 2009 me apresentei como candidata à Área de Relações Externas da Diretoria Colegiada e fomos eleitos com um mandato até 2012.

FR: Como é coordenar a área de Relações Externas em nosso estado?

R: Bem, é uma Área muito rica de possibilidades, em que conto com a colaboração incansável da querida amiga Edna Santos e do querido companheiro Antonio Justino. O querido Gérson Simões Monteiro muito também nos tem ajudado nos trabalhos junto à mídia. As tarefas abrangem: a assessoria de imprensa à mídia não espírita, o Movimento Interreligioso; o SAEP – Serviço de Assistência Espírita ao Preso; o NEU – Núcleo Espírita Universitário; o Movimento de Mobilização Nacional pela Educação; o Movimento contra a Intolerância Religiosa; o Movimento em Prol da Paz (inclusive o promovido pelo companheiro Divaldo Franco); o Movimento Brasil sem Aborto; a representação do movimento espírita em solenidades promovidas pela Sociedade, quando isso se faça necessário e ainda estou como contato da diretoria do CEERJ no Projeto O BOM LEITOR (O bom leitor avalia a qualidade do que lê. Qualifique-se. Estude a Doutrina Espírita.), lançado oficialmente em 7 de março deste ano.

FR: Existem muitas divergências na interpretação da doutrina espírita principalmente quando se trata da prática da mediunidade, nas variadas regiões do estado, quais são os motivos dessas divergências?

R: Repetindo o lema do Bom Leitor: Qualifique-se. Estude a Doutrina Espírita. É a única forma de mantermos a unidade doutrinária.

FR: Qual a sua avaliação sobre a unificação ocorrida em nosso movimento espírita, com o surgimento do CEERJ?

R: Um acontecimento de extrema importância para o movimento espírita, que deve ser trabalhado por todos nós, a fim de que venha a se efetivar nos próximos anos. Unificação não se faz apenas ao se assinar um papel. É a mudança de uma cultura que ainda se somou à mudança na forma de gestão – de presidencialista para colegiado (outro acontecimento de extrema importância).

FR: O nosso movimento está realmente mais unido, essa unificação trouxe algum benefício ao movimento espírita de nosso estado?

R: Como disse, é um processo que está sendo desenvolvido. O ritmo e o acabamento, depende da ação de todos nós. Todos nós somos CEERJ.

FR: Apesar do pouco tempo à frente dessa importante área de atuação sob sua responsabilidade, quais foram as suas conquistas até aqui?

R: As conquistas são nossas, de todos nós. Vejo a ampliação da participação do Espiritismo, com o que ele tem a contribuir nas mais diversas ações para a melhoria da sociedade como um todo. Mas todo o trabalho tem sido desenvolvido a partir da árvore de diretrizes plantada pelo nosso querido Humberto Portugal, quando esteve à frente da Área na primeira gestão da nova Federativa (2006/2009).

FR: Quais são os maiores desafios a conquistar?

R: Mobilizar o Movimento Espírita para estar presente em movimentos sociais; como a passeata pela Paz, a passeata contra a intolerância religiosa; e sem dúvida, um grande desafio da Área de Relações Externas: o engajamento de novos tarefeiros no Serviço de Assistência Espírita ao Preso, levando esclarecimento e consolação aos nossos irmãos, temporariamente cativos do sistema prisional físico.

Meu sonho é levar palestras espíritas para espaços não espíritas, assim como o 5º.CEU vem realizando anualmente no mês de agosto. Um excelente trabalho!

FR: O que você diria a quem lhe pedisse orientação de obras para iniciar no conhecimento do espiritismo?

R: “O que é o Espiritismo” para situar o neófito. Depois, para equilibrar o progresso: “O Livro dos Espíritos” para fortalecer o progresso intelectual e o Evangelho Segundo o Espiritismo para alimentar o progresso moral.

FR: O aborto continua sendo o assunto mais discutido no meio espírita no momento, de que maneira nós espíritas podemos contribuir para evitar esse crime, e o que planeja o CEERJ com essa finalidade?

R: Estaremos representando o CEERJ, no próximo dia 10 de setembro, 6ª.feira, à 16h, na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, no lançamento da Campanha – Seu voto vale uma vida – uma campanha que visa conscientizar os cidadãos para que, ao escolher seus candidatos, escolham candidatos pró-vida. Em abril – a Área de Relações Externas criou – o serviço de valorização da vida – que busca atender à demanda que surja nesse sentido.

Nossa primeira ação foi apresentar no EREU realizado em Nilópolis, um centro de interesse piloto sobre valorização da vida, que abrangeu tarefeiros do atendimento fraterno, evangelização da família, dirigentes de reunião pública, e fim de tratarmos de como a casa espírita está preparada para receber pessoas envolvidas com questões como: aborto, suicídio e eutanásia. O trabalho desenvolvido foi considerado extremamente útil pelos participantes.

FR: Porque nos dias de hoje, 2010 anos após Jesus nos trazer suas mensagens de amor e respeito ao próximo, o ser humano ainda não pratica seus ensinamentos?

R: É a falta de maturidade do senso moral, sobre a qual nos fala Kardec no cap. XVII(Sede Perfeitos),de O Evangelho Segundo o Espiritismo. O ser humano, apenas com a ajuda do tempo, irá amadurecendo o que vem aprendendo, na razão direta em que se permita exercitar o homem de bem, desativando aos poucos, os sistemas desestabilizadores e angustiosos do homem velho.

FR: Quais seus projetos pessoais à frente da área de Relações Externas do CEERJ, para o futuro?

R: Dar prosseguimento ao trabalho, dando o que de melhor tiver a oferecer.

FR: Cristina, iniciamos há exatos 6 anos atrás, a campanha Onde estão as crianças filhas de pais espíritas? Vamos evangelizar os "pequeninos"? como incentivo à evangelização infantil no Portal do Espiritismo do qual fazíamos parte à época, e continuamos com a campanha em nosso Blog Espírita, e temos recebido muitas informações do Brasil todo de que muitas casas espíritas que não tinham esse trabalho começaram a partir de nosso incentivo. Como está em sua avaliação a evangelização infantil em nosso estado?

R: Bem, não sou a melhor pessoa para falar sobre isso. Deixarei para a sua entrevista futura com a amiga Darcy Neves Moreira, que está à frente da Área de Educação Espírita do CEERJ, ok?

FR: Prezada Cristina, sobre o que você gostaria de ter respondido e que não te perguntei?

R: Gosto de poder responder o que me perguntam. Não costumo ir além disso.

FR: Cristina, estaremos sempre à disposição para colaborar na divulgação do que você julgar necessário em prol da doutrina espírita, com todo prazer.

R: Fico extremamente feliz em saber que podemos contar com companheiros como você, zelosos de nossa Doutrina de Luz, dedicados e fraternos. Que Jesus o abençoe.

FR: Para encerrar, gostaríamos que você deixasse registrada sua mensagem a toda família espírita brasileira, através do Francisco Rebouças - Espiritista.

R: Deixo para o nosso querido Dr. Bezerra, através da mediunidade da médium Maria Cecília Paiva, no livro “Garimpeiros do Além” as palavras finais:

    “Espíritas, a postos!

    Ismael, mais uma vez, apela para os homens de boa vontade, para que a paz seja implantada em todos os corações, a serenidade como condição comum, considerando-se a fé e a caridade como fatores de união, alegria e entendimento, linguagem única para os que desejam, em verdade, servir para progredir.

    Enfeitemos nossos dias com o júbilo do dever cumprido com amor e marchemos vitoriosos, atendendo esse convite que é um ato de confiança dos céus para nossos caminhos.

    Seja convosco a Paz do Senhor.”

FR: Agradecemos a querida amiga Cristina Brito, pela gentileza em nos atender para esta entrevista e rogamos ao Mestre de Nazaré que a inspire e guarde em sua paz, hoje e sempre.

Francisco Rebouças

Brasil coração do mundo...

https://youtu.be/_a9tpJnGcbw

Homenagem a Chico Xavier

Haroldo Dias Dutra - As cartas de Paulo

Haroldo Dutra - Jesus o Médico da Almas

https://youtu.be/Uk7OUvyGCZU



Divaldo Franco

https://youtu.be/OVbstbRFs9M

Entrevista sobre Emmanuel, Joanna de Ângelis...

Reencarnação é uma realidade

Palestra O trabalho no Bem - Cristiane Parmiter

Palestra: As Leis Divinas e nós - Cristiane Parmiter

Palestra: Benevolência - Cristiane Parmiter

Palestra: Jesus e o Mundo - Cristiane Parmiter

Palestra: A Dinâmica do Perdão - Cristiane Parmiter

Palestra: Perante Jesus - Cristiane Parmiter

Palestra AVAREZA - Cristiane Parmiter

Palestra Obediência Construtiva - Cristiane Parmiter

Palestra Tribulações - Cristiane Parmiter

Palestra Conquistando a Fé - Cristiane Parmiter

Palestra Humildade e Jesus - Cristiane Parmiiter

Palestra Renúncia - Cristiane Parmiter

Glória a Kardec

Rádios Brasil

Simplesmente Espetacular!!!

Professora Amanda Gurgel

De Kardec aos dias de hoje

Muitas Vidas

Divaldo Franco

Entrevista com Divaldo Franco

Sobre Emmanuel, Joanna de Ângelis, e muito mais, confira. 1ª Parte 2ª Parte

Chico Xavier

Chico Xavier (2010) trailer oficial

Página de Mensagens

Nesta página estarei lançando variadas páginas de conteúdo edificante para nosso aprendizado.

Francisco Rebouças.

1-ANTE A LIÇÃO

"Considera o que te digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo".- Paulo. II TIMÓTEO. 2:7.

Ante a exposição da verdade, não te esquives à meditação sobre as luzes que recebes.

Quem fita o céu, de relance, sem contemplá-lo, não enxerga as
estrelas; e quem ouve uma sinfonia, sem abrir-lhe a acústica da alma, não lhe percebe as notas divinas.

Debalde escutarás a palavra inspirada de pregadores ardentes, se não descerrares o coração para que o teu sentimento mergulhe na claridade bendita daquela.

Inúmeros seguidores do Evangelho se queixam da incapacidade de retenção dos ensinos da Boa Nova, afirmando-se ineptos à frente das novas revelações, e isto porque não dispensam maior trato à lição ouvida, demorando-se longo tempo na província da distração e da leviandade.

Quando a câmara permanece sombria, somos nós quem desata o ferrolho à janela para que o sol nos visite.

Dediquemos algum esforço à graça da lição e a lição nos responderá com as suas graças.

O apóstolo dos gentios é claro na observação. "Considera o que te digo, porque, então, o Senhor te dará entendimento em tudo."

Considerar significa examinar, atender, refletir e apreciar.

Estejamos, pois, convencidos de que, prestando atenção aos
apontamentos do Código da Vida Eterna, o Senhor, em retribuição à nossa boa-vontade, dar-nos-á entendimento em tudo.

Livro: Fonte Viva
Chico Xavier/Emmanuel

NO CAMPO FÍSICO

"Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual." - Paulo. (I CORÍNTIOS, 15:44.)

Ninguém menospreze a expressão animal da vida humana, a pretexto de preservar-se na santidade.

A imersão da mente nos fluidos terrestres é uma oportunidade de sublimação que o espírito operoso e desperto transforma em estruturação de valores eternos.

A sementeira comum é símbolo perfeito.

O gérmen lançado à cova escura sofre a ação dos detritos da terra, afronta a lama, o frio, a resistência do chão, mas em breve se converte em verdura e utilidade na folhagem, em perfume e cor nas flores e em alimento e riqueza nos frutos.

Compreendamos, pois, que a semente não estacionou. Rompeu todos os obstáculos e, sobretudo, obedeceu à influência da luz que a orientava para cima, na direção do Sol.

A cova do corpo é também preciosa para a lavoura espiritual, quando nos submetemos à lei que nos induz para o Alto.

Toda criatura provisoriamente algemada à matéria pode aproveitar o tempo na criação de espiritualidade divina.

O apóstolo, todavia, é muito claro quando emprega o termo "semeia-se". Quem nada planta, quem não trabalha na elevação da própria vida, coagula a atividade mental e rola no tempo à maneira do seixo que avança quase inalterável, a golpes inesperados da natureza.

Quem cultiva espinhos, naturalmente alcançará espinheiros.

Mas, o coração prevenido que semeia o bem e a luz, no solo de si mesmo, espere, feliz, a colheita da glória espiritual.

E N T R E I R M Ã O S
Olympia Belém (Espírito)[1]

Estes são tempos desafiadores para todos os que buscam um mundo melhor, onde reine o amor, onde pontifique a fraternidade, onde possam florir os mais formosos sentimentos nos corações.
Anelamos por dias em que a esperança, há tanto tempo acariciada, possa converter-se em colheita de progressos e de paz.
Sonhamos com esse alvorecer de uma nova era em que o Espiritismo, transformado em religião do povo, apresentando Jesus às multidões, descrucificado e vivo, possa modificar as almas, para que assumam seu pujante papel de filhas de Deus no seio do mundo.
Entrementes, não podemos supor que esses ansiados dias estejam tão próximos, quando verificamos que há, ainda, tanta confusão nos relacionamentos, tanta ignorância nos entendimentos, tanta indiferença e ansiedade nos indivíduos, como se vendavais, tufões, tormentas variadas teimassem em sacudir o íntimo das criaturas, fazendo-as infelizes.
A fim de que os ideais do Cristo Jesus alcancem a Terra, torna-se indispensável o esforço daqueles que, tendo ouvido o cântico doloroso do Calvário, disponham-se a converter suas vidas na madrugada luminosa do Tabor.
O mundo terreno, sob ameaças de guerras e sob os rufares da violência, em vários tons, tem urgência do Mestre de Nazaré, ainda que O ignore em sua marcha atordoada, eivada do materialismo que o fascina, que o domina e que o faz grandemente desfigurado, por faltar sentido positivo e digno no uso das coisas da própria matéria.
Na atualidade, porém, com as advertências da Doutrina dos Espíritos, com essa luculenta expressão da misericórdia de Deus para com Seus filhos terrenos, tudo se torna menos áspero, tudo se mostra mais coerente, oferecendo-nos a certeza de que, no planeta, tudo está de conformidade com a lei dos merecimentos, com as obras dos caminheiros, ora reencarnados, na estrada da suspirada libertação espiritual.
"A cada um segundo as suas obras" aparece como canto de justiça e esperança, na voz do Celeste Pastor.
Hoje, reunidos entre irmãos, unimo-nos aos Emissários destacados do movimento de disseminação da luz sobre as brumas terráqueas, e queremos conclamar os queridos companheiros, aqui congregados, a que não se permitam atormentar pelos trovões que se fazem ouvir sobre as cabeças humanas, ameaçadores, tampouco esfriar o bom ânimo, considerando que o Cristo vela sempre. Que não se deixem abater em razão de ainda não terem, porventura, alcançado as excelentes condições para o ministério espírita, certos de que o tempo é a magna oportunidade que nos concede o Senhor. Que ponham mãos à obra, confiantes e vibrantes, certos de que os verdadeiros amigos de Jesus caminham felizes, apesar das lutas e das lágrimas, típicas ocorrências das experiências, das expiações e das provas.
Marchemos devotados, oferecendo, na salva da nossa dedicação, o melhor que o Espiritismo nos ensina, o melhor do que nos apresenta para os que se perdem nas alamedas do medo, da desesperança e da ignorância a nossa volta.
Hoje, entre os amigos espíritas, encontramos maior ânimo para a superação dos nossos próprios limites, o que configurará, ao longo do tempo a superação dos limites do nosso honroso Movimento Espírita.
Sejamos pregadores ou médiuns, evangelizadores, escritores ou servidores da assistência social, não importa. Importa que nos engajemos, todos, nos labores do Codificador, plenificando-nos da grande honra de cooperar com os excelsos interesses do Insuperado Nazareno.
O tempo é hoje, queridos irmãos. O melhor é o agora, quando nos entrelaçamos para estudar, confraternizar e louvar a Jesus com os corações em clima festivo.
Certos de que o Espiritismo é roteiro de felicidade e bandeira de luz, que devemos içar bem alto sobre o dorso do planeta, abracemo-nos e cantemos, comovidos: Louvado seja Deus! Louvado seja Jesus!
Com extremado carinho e votos de crescente progres­so para todos, em suas lidas espiritistas, quero despedir-me sempre devotada e servidora pequenina.
Olympia Belém.

[1]
- Mensagem psicografada pelo médium J. Raul Teixeira no dia 03.09.95, no encerramento da X Confraternização Espírita do Estado do Rio de Janeiro.

O TEMPO

“Aquele que faz caso do dia, patrão Senhor o faz.” — Paulo. (ROMANOS, capítulo 14, versículo 6.)

A maioria dos homens não percebe ainda os valores infinitos do tempo.
Existem efetivamente os que abusam dessa concessão divina. Julgam que a riqueza dos benefícios lhes é devida por Deus.
Seria justo, entretanto, interrogá-los quanto ao motivo de semelhante presunção.
Constituindo a Criação Universal patrimônio comum, é razoável que todos gozem as possibilidades da vida; contudo, de modo geral, a criatura não medita na harmonia das circunstâncias que se ajustam na Terra, em favor de seu aperfeiçoamento espiritual.
É lógico que todo homem conte com o tempo, mas, se esse tempo estiver sem luz, sem equilíbrio, sem saúde, sem trabalho?
Não obstante a oportunidade da indagação, importa considerar que muito raros são aqueles que valorizam o dia, multiplicando-se em toda parte as fileiras dos que procuram aniquilá-lo de qualquer forma.
A velha expressão popular “matar o tempo” reflete a inconsciência vulgar, nesse sentido.
Nos mais obscuros recantos da Terra, há criaturas exterminando possibilidades sagradas. No entanto, um dia de paz, harmonia e iluminação, é muito importante para o concurso humano, na execução das leis divinas.
Os interesses imediatistas do mundo clamam que o “tempo é dinheiro”, para, em seguida, recomeçarem todas as obras incompletas na esteira das reencarnações... Os homens, por isso mesmo, fazem e desfazem, constroem e destroem, aprendem levianamente e recapitulam com dificuldade, na conquista da experiência.
Em quase todos os setores de evolução terrestre, vemos o abuso da oportunidade complicando os caminhos da vida; entretanto, desde muitos séculos, o apóstolo nos afirma que o tempo deve ser do Senhor.

Livro: Caminho Verdade e Vida.
Chico Xavier/Emmanuel.

NISTO CONHECEREMOS

"Nisto conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro." (I JOÃO, 4:6.)

Quando sabemos conservar a ligação com a Paz Divina, apesar de todas as perturbações humanas, perdoando quantas vezes forem necessárias ao companheiro que nos magoa; esquecendo o mal para construir o bem; amparando com sinceridade aos que nos aborrecem; cooperando espiritualmente, através da ação e da oração, a benefício dos que nos perseguem e caluniam; olvidando nossos desejos particulares para servirmos em favor de todos; guardando a fé no Supremo Poder como luz inapagável no coração; perseverando na bondade construtiva, embora mil golpes da maldade nos assediem; negando a nós mesmos para que a bênção divina resplandeça em torno de nossos passos; carregando nossas dificuldades como dádivas celestes; recebendo adversários por instrutores; bendizendo as lutas que nos aperfeiçoam a alma, à frente da Esfera Maior; convertendo a experiência terrena em celeiros de alegrias para a Eternidade; descortinando ensejos de servir em toda parte; compreendendo e auxiliando sempre, sem a preocupação de sermos entendidos e ajudados; amando os nossos semelhantes qual temos sido amados pelo Senhor, sem expectativa de recompensa; então, conheceremos o espírito da verdade em nós, iluminando-nos a estrada para a redenção divina.

DOUTRINAÇÕES

"Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estarem os vossos nomes escritos nos céus." — Jesus. (LUCAS, capítulo 10, versículo 20.)

Freqüentemente encontramos novos discípulos do Evangelho exultando de contentamento, porque os Espíritos perturbados se lhes sujeitam.

Narram, com alegria, os resultados de sessões empolgantes, nas quais doutrinaram, com êxito, entidades muita vez ignorantes e perversas.

Perdem-se muitos no emaranhado desses deslumbramentos e tocam a multiplicar os chamados "trabalhos práticos", sequiosos por orientar, em con-tactos mais diretos, os amigos inconscientes ou infelizes dos planos imediatos à esfera carnal.

Recomendou Jesus o remédio adequado a situações semelhantes, em que os aprendizes, quase sempre interessados em ensinar os outros, esquecem, pouco a pouco, de aprender em proveito próprio.

Que os doutrinadores sinceros se rejubilem, não por submeterem criaturas desencarnadas, em desespero, convictos de que em tais circunstâncias o bem é ministrado, não propriamente por eles, em sua feição humana, mas por
emissários de Jesus, caridosos e solícitos, que os utilizam à maneira de canais para a Misericórdia Divina; que esse regozijo nasça da oportunidade de servir ao bem, de consciência sintonizada com o Mestre Divino, entre as certezas
doces da fé, solidamente guardada no coração.

A palavra do Mestre aos companheiros é muito expressiva e pode beneficiar amplamente os discípulos inquietos de hoje.

Livro: Caminho Verdade e Vida.

Chico Xavier/Emmanuel.

FILHOS DA LUZ

FILHOS DA LUZ"Andai como filhos da luz." - Paulo.

(EFÉSIOS, 5:8.)Cada criatura dá sempre notícias da própria origem espiritual.

Os atos, palavras e pensamentos constituem informações vivas da zona mental de que procedemos.

Os filhos da inquietude costumam abafar quem os ouve, em mantos escuros de aflição.

Os rebentos da tristeza espalham o nevoeiro do desânimo.

Os cultivadores da irritação fulminam o espírito da gentileza com os raios da cólera.

Os portadores de interesses mesquinhos ensombram a estrada em que transitam, estabelecendo escuro clima nas mentes alheias.

Os corações endurecidos geram nuvens de desconfiança, por onde passam.

Os afeiçoados à calúnia e à maledicência distribuem venenosos quinhões de trevas com que se improvisam grandes males e grandes crimes.

Os cristãos, todavia, são filhos da luz.E a missão da luz é uniforme e insofismável.Beneficia a todos sem distinção.

Não formula exigências para dar.Afasta as sombras sem alarde.

Espalha alegria e revelação crescentes.Semeia renovadas esperanças.Esclarece, ensina, ampara e irradia-se.

Vinha de Luz

Chico Xavier/André Luiz


QUEM LÊ, ATENDA

"Quem lê, atenda." - Jesus. (MATEUS, 24:15.)

Assim como as criaturas, em geral, converteram as produções sagradas da Terra em objeto de perversão dos sentidos, movimento análogo se verifica no mundo, com referência aos frutos do pensamento.

Freqüentemente as mais santas leituras são tomadas à conta de tempero emotivo, destinado às sensações renovadas que condigam com o recreio pernicioso ou com a indiferença pelas obrigações mais justas.

Raríssimos são os leitores que buscam a realidade da vida.

O próprio Evangelho tem sido para os imprevidentes e levianos vasto campo de observações pouco dignas.

Quantos olhos passam por ele, apressados e inquietos, anotando deficiências da letra ou catalogando possíveis equívocos, a fim de espalharem sensacionalismo e perturbação? Alinham, com avidez, as contradições aparentes e tocam a malbaratar, com enorme desprezo pelo trabalho alheio, as plantas tenras e dadivosas da fé renovadora.

A recomendação de Jesus, no entanto, é infinitamente expressiva.

É razoável que a leitura do homem ignorante e animalizado represente conjunto de ignominiosas brincadeiras, mas o espírito de religiosidade precisa penetrar a leitura séria, com real atitude de elevação.

O problema do discípulo do Evangelho não é o de ler para alcançar novidades emotivas ou conhecer a Escritura para transformá-la em arena de esgrima intelectual, mas, o de ler para atender a Deus, cumprindo-lhe a Divina Vontade.

Livro; Vinha de Luz
Chico Xavier/Emmanuel