“O homem que julga infalível a sua razão está bem perto do erro. Mesmo aqueles, cujas ideias são as mais falsas, se apóiam na sua própria razão e é por isso que rejeitam tudo o que lhes parece impossível.” Fonte: O Livro dos Espíritos, introdução VII.

Trabalhemos todos, pela Unificação do movimento espírita!!

O Espiritismo é uma questão de fundo; prender-se à forma seria puerilidade indigna da grandeza do assunto. Daí vem que os centros que se acharem penetrados do verdadeiro espírito do Espiritismo deverão estender as mãos uns aos outros, fraternalmente, e unir-se para combater os inimigos comuns: a incredulidade e o fanatismo.”

“Dez homens unidos por um pensamento comum são mais fortes do que cem que não se entendam.”
Allan Kardec (Obras Póstumas – Constituição do Espiritismo – Item VI).

“Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.”Thiago,3/17

“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” João – 15:7

Falar e Fazer

Em se tratando de reforma íntima: “Fácil é dizer como se faz. Difícil é fazer como se diz.” Precisamos fazer mais e dizer menos. Francisco Rebouças.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Entrevistas

Elsa Rossi
Apresentamos a entrevista concedida a Francisco Rebouças, pela excelente trabalhadora do movimento espírita na europa com exclusividade.

FR: Elsa Rossi, como aconteceu o seu encontro com a Doutrina Espírita?

R: Quando eu era jovem, minha mãe costumava realizar a "Oração em Família" uma vez por semana, ajoelhada no quarto. Nestes momentos ela descrevia os Espíritos que ali estavam e o que faziam. Lembro-me de que uma vez ela descreveu uma jovem (espírito) que mexia em sua penteadeira, como era a roupa da jovem, seu cabelo e não era nada de nosso tempo, já que jovem eu também era. Para mim aquilo era normal, pois ao mesmo tempo íamos à missa aos domingos e eu gostava demais de meu rosário que eu ganhei quando fiz a primeira comunhão. Anos depois me casei com um jovem espírita, que concordou que batizássemos os nossos filhos e que eu continuaria na minha Igreja Católica. Quatro anos depois, quando minha terceira filha Giovana contava três meses de idade de um momento para outro comecei a ver os desencarnados, e achei que ia ficar louca, quando e somente nesta situação, aceitei ir à Casa Espírita. Tinha eu então 24 anos e já era mãe de três filhos. Que maravilha e que alivio. Ali no Centro Espírita Nosso Lar em Londrina estava às respostas para tudo o que se passava comigo. Nunca mais deixei de estudar e divulgar o Espiritismo.

FR: Qual a casa espírita que você freqüenta hoje?

R: Fundamos um grupo espírita em Agosto de 1998, em Londres, no Reino Unido. Estávamos meu genro Munir Gariba (que é também um dos fundadores da British Union of Spiritist Societies-BUSS, minha filha Giovana, os amigos Publio Lentulus e Zenilde O'donnel. Assim nasceu o Spiritist Group of Irradiation, que dois anos depois, devido à mudança para Brighton passou a ser conhecido como Spiritist Group of Brighton.

Hoje freqüento o Sir William Crookes Spiritist Society aos domingos. A quarta feira faz com um Inglês o estudo da Doutrina Espírita em língua inglesa em meu apartamento em Londres onde resido.

FR: Como e porque aconteceu sua vinda para Londres?

R: Voltando ao tempo, em 1997 vim a Londres para estudar Inglês e ajudar Janet Duncan com a secretaria da Allan Kardec Publishing Limited. (editora Inglesa não mais em atividade). Também passei a freqüentar o Allan Kardec Stud Group, Centre for Spiritist Teachings, dirigido por Janet. Aa época Observei a necessidade de trabalhadores que pudessem residir legalmente e permanente nestes pais. E como tenho passaporte italiano pelo meu casamento, (meu esposo já esta no plano espiritual desde 1990), filhos casados, avisei meus filhos que mudaria para Londres. Minha filha Giovana, solteira a época, veio residir e trabalhar no Reino Unido, quando conheceu seu futuro marido.

Para não me alongar mais, como sou escritora, mantenho uma web site com livros Infantis e Manuais Espíritas para download gratuitamente, alem de já ter três livros infantis publicados em português, inglês e castelhano. http://www.elsarossi.com/ e dois Livros virtuais de poemas.

FR: Como começou sua ligação com British Union Spiritist Societies - BUSS?

R: Desde quando nossa amiga e tradutora das palestras de Divaldo Franco ao inglês, Ana Sinclair. Ana também foi fundadora da BUSS e em 1998 nos chamou para ajudarmos a organizar a vinda de Divaldo Franco para palestras em Londres e Escócia. Depois, em 2005, quando Joca Dalledone, atual presidente da BUSS, convidou-se a ser a secretaria. Também estive como vice-presidente e atualmente sou a Secretaria pela segunda vez.

FR: Como está o movimento espírita no Reino Unido?

R: Como já é sabido, o Movimento Espírita no Reino Unido completou 25 anos em fevereiro desde ano, desde a fundação do primeiro Grupo Espírita: o AKSG. Dentre os vários oradores que vem a estes pais, Divaldo Franco é assíduo visitante trabalhador em todos esses anos, realizando conferencias e Seminários em UK. Podemos dizer que a partir do Primeiro Congresso Britânico de Medicina e Espiritualidade, realizado em 2007, com a presença de 430 pessoas, que houve um avanço na conquistas dos objetivos para o trabalho espírita em língua inglesa. Haja vista que depois do Congresso, tivemos eventos conjuntos: Dezembro de 2007: Guy Lyon Playfair de Inglaterra e Dagobert Goebel da Alemanha, evento promovido pela BUSS, com excelente resultado. Tivemos em 29 de marco de 2008: Raul Teixeira e Dr Alan Sanderson, falando sobre Obsessão, sob a visão do Psiquiatra inglês e sob a ótica Espírita. Em maio, a BUSS realizará um Seminário somente em língua inglesa, sobre MEDIUNIDADE.

Teremos em 15 de Junho, Divaldo Franco e Dr Andrew Powell, psiquiatra inglês do Royal College of Psychiatry, falando sobre o "Sofrimento".

Em Setembro, teremos o casal palestrante do Rio de Janeiro, Ivone e Aloísio Ghiggino. Eles visitarão cinco grupos Espíritas, oferecendo Palestras e Seminários em Londres e em Brighton organizados pela BUSS. Web site: http://www.bussorg.co.uk/

Em outubro, por conta dessas aproximações, o Spirit Release Foundation e a BUSS estão organizando em conjunto, para oito e nove de Outubro, o Seminário de dois dias sobre "Working With Soul in Illness and in Health", evento esse com médicos espíritas da Associação Medico Espírita do Brasil e Internacional e os médicos e palestrantes britânicos.

R: Em que outros países da Europa o Espiritismo está sendo divulgado com boa aceitação?

R: É um trabalho de lenta conquista. As dificuldades e as glorias são as mesmas em toda parte. Penso que de uma forma geral, todos os que aqui residimos e trabalhamos pela divulgação da Doutrina Espírita estamos em igualdade. Divaldo Franco já é um nome conhecido e atrai muitas pessoas novas em todos os paises da Europa. Mas a grande maioria pelo menos no Reino Unido só vem para ouvir a palestra ou participar do Seminário com Divaldo, mas pouquíssimos passam a freqüentar os grupos espíritas.

FR: Qual a maior dificuldade de praticar o Espiritismo fora do Brasil?

R: O solo europeu, falando mais do solo britânico, é ainda manchado pelas lutas sangrentas em nome da cruz. As atrocidades que foram cometidas em nome da RELIGIAO deixaram marcas profundas de geração em geração, difíceis de serem extirpadas. O que temos sentido desde ano passado, 2007, é que através da oferta de palestras e seminários dos estudos científicos da Doutrina Espírita, está havendo uma aproximação de ingleses e assim conseguiremos oferecer o esclarecimento espírita, e depois oferecemos o Evangelho.

FR: Existem muitas divergências em termos de interpretação da mensagem espírita, em sua opinião porque isso ocorre se os ensinamentos espíritas são tão claros?

R: Por falta de esclarecimento. Pessoas que opinam sem sequer ler um livro espírita de boa qualidade ou tentar compreender Kardec. Muitas pessoas, por medo de responsabilidade que dizem que a Doutrina traz, "cobram" de quem é espírita, um comportamento "santificado". Então, por ai só, a pessoa reconhece inconscientemente que a Doutrina Espírita tem um valor inigualável, mas não sabe ela própria disso.

FR: Existem muitos grupos de estudos da Doutrina Espírita no Reino Unido?

R: Atualmente 14 Grupos. Alguns ainda não são membros da BUSS. Um na Escócia já há muitos anos, 12 na Inglaterra e um Estudo do Evangelho no Lar na Irlanda do Norte.

FR: O Inglês está aceitando bem os postulados de nossa doutrina, ou o movimento espírita na Inglaterra ainda é constituído quase que exclusivamente por brasileiros aqui radicados?

R: Constituído na sua maioria de brasileiros freqüentadores e brasileiros dirigentes. Na Inglaterra temos somente uma inglesa que é presidente de grupo, que é Janet Duncan que viveu 30 anos no Brasil. A dirigente da Escócia, do grupo de Edimburgo é portuguesa.

FR: Quais foram as maiores conquistas de sua dedicação ao movimento espírita?

R: Poder me aproximar dos irmãos da Hungria, Estônia, Rep. Tcheca, pelo Esperanto. Permanente contacto com a Bielorússia. Hoje, posso afirmar que uma conquista imensa aqui no Reino Unido foi poder ter alugado dia 18 de Abril de 2008, uma sala para a BUSS, que ate então não tinha endereço fixo. Vejamos que a Espiritualidade nos deu um presente justamente no dia 18 de Abril. Temos planos (por enquanto particulares) de poder colocar uma banca de livros espíritas em todos os idiomas, permanente uma vez por semana, numa das varias Feiras do centro de Londres que se abrem nos finais de semanas. O custo é alto, mas devagar, com os pés no chão, mas sem perda de tempo, haveremos de chegar lá.

FR: Quais são os maiores desafios a conquistar?

R: Que cada grupo tenha seu local próprio com a chave na mão. Sua propriedade, alugada ou não MENSALMENTE. O dia em que cada grupo espírita conseguir ter um local próprio, durante o mês inteiro, podendo realizar tarefas espíritas como desejam, será uma imensa conquista. Por hora, o grupo tem de alugar por hora o espaço do grupo Espírita onde arrumam as salas adequando-as a ser UMA CASA ESPIRITA. Isso só pode acontecer em determinado horário já previamente acertado pelo que pagam caro, mas não tem outro jeito. Ao final devem deixar o espaço como encontraram e sair rapidamente, pois em seguida o mesmo espaço será utilizado por outra instituição.

FR: O que você diria a quem lhe pedisse orientação de obras para iniciar no conhecimento do Espiritismo?

R: Que pudesse adquirir as Obras Básicas e começasse por aquela que lhe chamasse a atenção. E se eu puder opinar, direi: Leia inicialmente O LIVRO DOS ESPIRITOS.

FR: O aborto continua sendo o assunto mais discutido no meio espírita no momento, de que maneira nós espíritas podemos contribuir para evitar esse crime?

R: Esclarecendo com palestras, literatura disponível em muitos idiomas, o que é sempre difícil arranjar tradutores capazes e que sejam simpatizantes aos ensinos espíritas para não haver distorção da informação. Campanhas como se fazem no Brasil, colocar informações mesmo "pagas" em jornais de alta tiragem, ou dos bairros ou Internet. Criar mais paginas espíritas na Internet, para contrabalançar o percentual alto de paginas de péssima qualidade. As pessoas com seus problemas buscam altas horas da noite a Internet como aconselhamento das situações e é onde a web sites de esclarecimento espírita pode saltar na hora certa frente aos olhos da pessoa desesperada para o suicídio ou aborto ou outro.

FR: Porque nos dias de hoje, 2008 anos após Jesus nos trazer suas mensagens de amor e respeito ao próximo, o ser humano ainda não pratica seus ensinamentos?

R: Por ignorância das leis Divinas. Por timidez e preguiça de conhecer a filosofia de Jesus que é a melhor terapia que se tem para oferecer. Por querer que tudo aconteça rapidamente, e muitos buscam os pseudo-médiuns incapacitados para pseudo-resolução dos seus problemas... e frustrados, se desinteressam ainda mais pela religação com Deus.

FR: Quais seus projetos para o futuro?

R: Conseguir montar uma banca de livros espíritas em todos os idiomas permanentemente no Centro de Londres. Seria nos finais de semanas, onde se poderiam distribuir informações espíritas, o "Get to Know Spiritism" que o CEI já publicou a tradução para 22 idiomas. Oferecer o dialogo a quem desejar, e esclarecimentos a quem estiver pedindo, alem da lista de endereços de Grupos Espíritas de UK e dos paises da Europa e outros, já que Londres é um corredor internacional de todas os idiomas.

FR: Elsa Rossi, o Francisco Rebouças - Espiritista, está apoiando a campanha Onde estão as crianças filhas de pais espíritas? Vamos evangelizar os "pequeninos"? Que visa o incentivo da evangelização infantil no Estado do Rio de Janeiro, e, temos recebido muitas informações do Brasil todo de que muitas casas espíritas que não tinham esse trabalho começaram a partir de nosso incentivo. Existe esse trabalho de evangelização da infância e juventude na Inglaterra?

R: Desde 2005 em UK existe um trabalho de conscientização da necessidade das Casas Espíritas oferecerem a Evangelização infanto-juvenil. A BUSS oferece todos os sábados desde então, das 14 às 17 horas, educação moral crista para as crianças. Aqui não chamamos Evangelização Infantil, mas Chilrem Moral Development. Claudia Werdine da Áustria vem desde o ano passado realizando Seminários em Londres e em vários paises da Europa esclarecendo e auxiliando os grupos espíritas a instalarem o programa para as crianças e jovens, estimulando com palestras, aos pais, para que tragam seus filhos. Uma beleza. A Revista eletrônica de londrina, "O Consolador" traz sempre essas informações.

FR: Elsa Rossi, o que você gostaria de ter respondido e que não te perguntamos?
R: Penso que vocês tiveram um bom critério nas perguntas, sem polêmicas ou desnecessárias indagações. Parabéns pelas questões.

FR: Estaremos sempre à disposição para colaborar na divulgação do que for necessário em prol do crescimento da Doutrina Espírita, fique à vontade para nos contatar sempre que desejar.

R: Milhões de graças pela oportunidade. Falar bem sobre o Movimento Espírita é algo muito bom.

FR: Para encerrar, gostaríamos que você deixasse registrada sua mensagem a toda família espírita brasileira, através do Francisco Rebouças - Espiritista.

R: Meus amigos, A aurora desponta todas as manhãs, com as novidades de que foi portadora à noite, dos sonhos e planos de que não decodificamos imediatamente, mas sabemos que na atualidade, os nossos braços não podem ficar cruzados frente à necessidade moral, espiritual e material de nosso próximo. Se não podemos salvar nossos irmãos dos horrores da fome na África, ou as dores na guerra no oriente médio, ou na Ásia, que façamos o cobertor ao pequenino da Creche da esquina, do bairro próximo, da cidade vizinha, e que possamos auxiliar as campanhas contra o aborto, o abuso infantil, contra drogas, amando e esclarecendo o drogado, não o isolando, mas trazendo-o para mais perto, caminhar com ele, sem o desprezar porque ele torna a cair, mas levantá-lo tantas quantas vezes nos seja necessário. Que possamos auxiliar qualquer instituição que faça o bem, mesmo que não seja a nossa Casa Espírita no momento. Todo e qualquer programa no bem, leva nos ao caminho com Jesus. Enfim, se aqui no Reino Unido não temos as necessidades materiais para cobrir, temos as piores necessidades morais, a falta de amor é muito grande, as famílias estão destituídas de moralidade, e o sofrimento e a descrença espiritual arrombaram as portas de muitos corações.

Seja onde for que estejamos por florescer, estejamos de mãos dadas com Jesus, procurando fazer o que Ele faria em todas as situações, criando com pequenas sementes de amor, um imenso e perfumado jardim de Paz na Terra.

FR: Agradecemos a Elsa Rossi, pela gentileza em atender a nossa solicitação para esta entrevista, e rogamos ao Mestre de Nazaré que a guarde em sua paz, hoje e sempre.

Francisco Rebouças

Brasil coração do mundo...

https://youtu.be/_a9tpJnGcbw

Homenagem a Chico Xavier

Haroldo Dias Dutra - As cartas de Paulo

Haroldo Dutra - Jesus o Médico da Almas

https://youtu.be/Uk7OUvyGCZU



Divaldo Franco

https://youtu.be/OVbstbRFs9M

Entrevista sobre Emmanuel, Joanna de Ângelis...

Reencarnação é uma realidade

Palestra O trabalho no Bem - Cristiane Parmiter

Palestra: As Leis Divinas e nós - Cristiane Parmiter

Palestra: Benevolência - Cristiane Parmiter

Palestra: Jesus e o Mundo - Cristiane Parmiter

Palestra: A Dinâmica do Perdão - Cristiane Parmiter

Palestra: Perante Jesus - Cristiane Parmiter

Palestra AVAREZA - Cristiane Parmiter

Palestra Obediência Construtiva - Cristiane Parmiter

Palestra Tribulações - Cristiane Parmiter

Palestra Conquistando a Fé - Cristiane Parmiter

Palestra Humildade e Jesus - Cristiane Parmiiter

Palestra Renúncia - Cristiane Parmiter

Glória a Kardec

Rádios Brasil

Simplesmente Espetacular!!!

Professora Amanda Gurgel

De Kardec aos dias de hoje

Muitas Vidas

Divaldo Franco

Entrevista com Divaldo Franco

Sobre Emmanuel, Joanna de Ângelis, e muito mais, confira. 1ª Parte 2ª Parte

Chico Xavier

Chico Xavier (2010) trailer oficial

Página de Mensagens

Nesta página estarei lançando variadas páginas de conteúdo edificante para nosso aprendizado.

Francisco Rebouças.

1-ANTE A LIÇÃO

"Considera o que te digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo".- Paulo. II TIMÓTEO. 2:7.

Ante a exposição da verdade, não te esquives à meditação sobre as luzes que recebes.

Quem fita o céu, de relance, sem contemplá-lo, não enxerga as
estrelas; e quem ouve uma sinfonia, sem abrir-lhe a acústica da alma, não lhe percebe as notas divinas.

Debalde escutarás a palavra inspirada de pregadores ardentes, se não descerrares o coração para que o teu sentimento mergulhe na claridade bendita daquela.

Inúmeros seguidores do Evangelho se queixam da incapacidade de retenção dos ensinos da Boa Nova, afirmando-se ineptos à frente das novas revelações, e isto porque não dispensam maior trato à lição ouvida, demorando-se longo tempo na província da distração e da leviandade.

Quando a câmara permanece sombria, somos nós quem desata o ferrolho à janela para que o sol nos visite.

Dediquemos algum esforço à graça da lição e a lição nos responderá com as suas graças.

O apóstolo dos gentios é claro na observação. "Considera o que te digo, porque, então, o Senhor te dará entendimento em tudo."

Considerar significa examinar, atender, refletir e apreciar.

Estejamos, pois, convencidos de que, prestando atenção aos
apontamentos do Código da Vida Eterna, o Senhor, em retribuição à nossa boa-vontade, dar-nos-á entendimento em tudo.

Livro: Fonte Viva
Chico Xavier/Emmanuel

NO CAMPO FÍSICO

"Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual." - Paulo. (I CORÍNTIOS, 15:44.)

Ninguém menospreze a expressão animal da vida humana, a pretexto de preservar-se na santidade.

A imersão da mente nos fluidos terrestres é uma oportunidade de sublimação que o espírito operoso e desperto transforma em estruturação de valores eternos.

A sementeira comum é símbolo perfeito.

O gérmen lançado à cova escura sofre a ação dos detritos da terra, afronta a lama, o frio, a resistência do chão, mas em breve se converte em verdura e utilidade na folhagem, em perfume e cor nas flores e em alimento e riqueza nos frutos.

Compreendamos, pois, que a semente não estacionou. Rompeu todos os obstáculos e, sobretudo, obedeceu à influência da luz que a orientava para cima, na direção do Sol.

A cova do corpo é também preciosa para a lavoura espiritual, quando nos submetemos à lei que nos induz para o Alto.

Toda criatura provisoriamente algemada à matéria pode aproveitar o tempo na criação de espiritualidade divina.

O apóstolo, todavia, é muito claro quando emprega o termo "semeia-se". Quem nada planta, quem não trabalha na elevação da própria vida, coagula a atividade mental e rola no tempo à maneira do seixo que avança quase inalterável, a golpes inesperados da natureza.

Quem cultiva espinhos, naturalmente alcançará espinheiros.

Mas, o coração prevenido que semeia o bem e a luz, no solo de si mesmo, espere, feliz, a colheita da glória espiritual.

E N T R E I R M Ã O S
Olympia Belém (Espírito)[1]

Estes são tempos desafiadores para todos os que buscam um mundo melhor, onde reine o amor, onde pontifique a fraternidade, onde possam florir os mais formosos sentimentos nos corações.
Anelamos por dias em que a esperança, há tanto tempo acariciada, possa converter-se em colheita de progressos e de paz.
Sonhamos com esse alvorecer de uma nova era em que o Espiritismo, transformado em religião do povo, apresentando Jesus às multidões, descrucificado e vivo, possa modificar as almas, para que assumam seu pujante papel de filhas de Deus no seio do mundo.
Entrementes, não podemos supor que esses ansiados dias estejam tão próximos, quando verificamos que há, ainda, tanta confusão nos relacionamentos, tanta ignorância nos entendimentos, tanta indiferença e ansiedade nos indivíduos, como se vendavais, tufões, tormentas variadas teimassem em sacudir o íntimo das criaturas, fazendo-as infelizes.
A fim de que os ideais do Cristo Jesus alcancem a Terra, torna-se indispensável o esforço daqueles que, tendo ouvido o cântico doloroso do Calvário, disponham-se a converter suas vidas na madrugada luminosa do Tabor.
O mundo terreno, sob ameaças de guerras e sob os rufares da violência, em vários tons, tem urgência do Mestre de Nazaré, ainda que O ignore em sua marcha atordoada, eivada do materialismo que o fascina, que o domina e que o faz grandemente desfigurado, por faltar sentido positivo e digno no uso das coisas da própria matéria.
Na atualidade, porém, com as advertências da Doutrina dos Espíritos, com essa luculenta expressão da misericórdia de Deus para com Seus filhos terrenos, tudo se torna menos áspero, tudo se mostra mais coerente, oferecendo-nos a certeza de que, no planeta, tudo está de conformidade com a lei dos merecimentos, com as obras dos caminheiros, ora reencarnados, na estrada da suspirada libertação espiritual.
"A cada um segundo as suas obras" aparece como canto de justiça e esperança, na voz do Celeste Pastor.
Hoje, reunidos entre irmãos, unimo-nos aos Emissários destacados do movimento de disseminação da luz sobre as brumas terráqueas, e queremos conclamar os queridos companheiros, aqui congregados, a que não se permitam atormentar pelos trovões que se fazem ouvir sobre as cabeças humanas, ameaçadores, tampouco esfriar o bom ânimo, considerando que o Cristo vela sempre. Que não se deixem abater em razão de ainda não terem, porventura, alcançado as excelentes condições para o ministério espírita, certos de que o tempo é a magna oportunidade que nos concede o Senhor. Que ponham mãos à obra, confiantes e vibrantes, certos de que os verdadeiros amigos de Jesus caminham felizes, apesar das lutas e das lágrimas, típicas ocorrências das experiências, das expiações e das provas.
Marchemos devotados, oferecendo, na salva da nossa dedicação, o melhor que o Espiritismo nos ensina, o melhor do que nos apresenta para os que se perdem nas alamedas do medo, da desesperança e da ignorância a nossa volta.
Hoje, entre os amigos espíritas, encontramos maior ânimo para a superação dos nossos próprios limites, o que configurará, ao longo do tempo a superação dos limites do nosso honroso Movimento Espírita.
Sejamos pregadores ou médiuns, evangelizadores, escritores ou servidores da assistência social, não importa. Importa que nos engajemos, todos, nos labores do Codificador, plenificando-nos da grande honra de cooperar com os excelsos interesses do Insuperado Nazareno.
O tempo é hoje, queridos irmãos. O melhor é o agora, quando nos entrelaçamos para estudar, confraternizar e louvar a Jesus com os corações em clima festivo.
Certos de que o Espiritismo é roteiro de felicidade e bandeira de luz, que devemos içar bem alto sobre o dorso do planeta, abracemo-nos e cantemos, comovidos: Louvado seja Deus! Louvado seja Jesus!
Com extremado carinho e votos de crescente progres­so para todos, em suas lidas espiritistas, quero despedir-me sempre devotada e servidora pequenina.
Olympia Belém.

[1]
- Mensagem psicografada pelo médium J. Raul Teixeira no dia 03.09.95, no encerramento da X Confraternização Espírita do Estado do Rio de Janeiro.

O TEMPO

“Aquele que faz caso do dia, patrão Senhor o faz.” — Paulo. (ROMANOS, capítulo 14, versículo 6.)

A maioria dos homens não percebe ainda os valores infinitos do tempo.
Existem efetivamente os que abusam dessa concessão divina. Julgam que a riqueza dos benefícios lhes é devida por Deus.
Seria justo, entretanto, interrogá-los quanto ao motivo de semelhante presunção.
Constituindo a Criação Universal patrimônio comum, é razoável que todos gozem as possibilidades da vida; contudo, de modo geral, a criatura não medita na harmonia das circunstâncias que se ajustam na Terra, em favor de seu aperfeiçoamento espiritual.
É lógico que todo homem conte com o tempo, mas, se esse tempo estiver sem luz, sem equilíbrio, sem saúde, sem trabalho?
Não obstante a oportunidade da indagação, importa considerar que muito raros são aqueles que valorizam o dia, multiplicando-se em toda parte as fileiras dos que procuram aniquilá-lo de qualquer forma.
A velha expressão popular “matar o tempo” reflete a inconsciência vulgar, nesse sentido.
Nos mais obscuros recantos da Terra, há criaturas exterminando possibilidades sagradas. No entanto, um dia de paz, harmonia e iluminação, é muito importante para o concurso humano, na execução das leis divinas.
Os interesses imediatistas do mundo clamam que o “tempo é dinheiro”, para, em seguida, recomeçarem todas as obras incompletas na esteira das reencarnações... Os homens, por isso mesmo, fazem e desfazem, constroem e destroem, aprendem levianamente e recapitulam com dificuldade, na conquista da experiência.
Em quase todos os setores de evolução terrestre, vemos o abuso da oportunidade complicando os caminhos da vida; entretanto, desde muitos séculos, o apóstolo nos afirma que o tempo deve ser do Senhor.

Livro: Caminho Verdade e Vida.
Chico Xavier/Emmanuel.

NISTO CONHECEREMOS

"Nisto conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro." (I JOÃO, 4:6.)

Quando sabemos conservar a ligação com a Paz Divina, apesar de todas as perturbações humanas, perdoando quantas vezes forem necessárias ao companheiro que nos magoa; esquecendo o mal para construir o bem; amparando com sinceridade aos que nos aborrecem; cooperando espiritualmente, através da ação e da oração, a benefício dos que nos perseguem e caluniam; olvidando nossos desejos particulares para servirmos em favor de todos; guardando a fé no Supremo Poder como luz inapagável no coração; perseverando na bondade construtiva, embora mil golpes da maldade nos assediem; negando a nós mesmos para que a bênção divina resplandeça em torno de nossos passos; carregando nossas dificuldades como dádivas celestes; recebendo adversários por instrutores; bendizendo as lutas que nos aperfeiçoam a alma, à frente da Esfera Maior; convertendo a experiência terrena em celeiros de alegrias para a Eternidade; descortinando ensejos de servir em toda parte; compreendendo e auxiliando sempre, sem a preocupação de sermos entendidos e ajudados; amando os nossos semelhantes qual temos sido amados pelo Senhor, sem expectativa de recompensa; então, conheceremos o espírito da verdade em nós, iluminando-nos a estrada para a redenção divina.

DOUTRINAÇÕES

"Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estarem os vossos nomes escritos nos céus." — Jesus. (LUCAS, capítulo 10, versículo 20.)

Freqüentemente encontramos novos discípulos do Evangelho exultando de contentamento, porque os Espíritos perturbados se lhes sujeitam.

Narram, com alegria, os resultados de sessões empolgantes, nas quais doutrinaram, com êxito, entidades muita vez ignorantes e perversas.

Perdem-se muitos no emaranhado desses deslumbramentos e tocam a multiplicar os chamados "trabalhos práticos", sequiosos por orientar, em con-tactos mais diretos, os amigos inconscientes ou infelizes dos planos imediatos à esfera carnal.

Recomendou Jesus o remédio adequado a situações semelhantes, em que os aprendizes, quase sempre interessados em ensinar os outros, esquecem, pouco a pouco, de aprender em proveito próprio.

Que os doutrinadores sinceros se rejubilem, não por submeterem criaturas desencarnadas, em desespero, convictos de que em tais circunstâncias o bem é ministrado, não propriamente por eles, em sua feição humana, mas por
emissários de Jesus, caridosos e solícitos, que os utilizam à maneira de canais para a Misericórdia Divina; que esse regozijo nasça da oportunidade de servir ao bem, de consciência sintonizada com o Mestre Divino, entre as certezas
doces da fé, solidamente guardada no coração.

A palavra do Mestre aos companheiros é muito expressiva e pode beneficiar amplamente os discípulos inquietos de hoje.

Livro: Caminho Verdade e Vida.

Chico Xavier/Emmanuel.

FILHOS DA LUZ

FILHOS DA LUZ"Andai como filhos da luz." - Paulo.

(EFÉSIOS, 5:8.)Cada criatura dá sempre notícias da própria origem espiritual.

Os atos, palavras e pensamentos constituem informações vivas da zona mental de que procedemos.

Os filhos da inquietude costumam abafar quem os ouve, em mantos escuros de aflição.

Os rebentos da tristeza espalham o nevoeiro do desânimo.

Os cultivadores da irritação fulminam o espírito da gentileza com os raios da cólera.

Os portadores de interesses mesquinhos ensombram a estrada em que transitam, estabelecendo escuro clima nas mentes alheias.

Os corações endurecidos geram nuvens de desconfiança, por onde passam.

Os afeiçoados à calúnia e à maledicência distribuem venenosos quinhões de trevas com que se improvisam grandes males e grandes crimes.

Os cristãos, todavia, são filhos da luz.E a missão da luz é uniforme e insofismável.Beneficia a todos sem distinção.

Não formula exigências para dar.Afasta as sombras sem alarde.

Espalha alegria e revelação crescentes.Semeia renovadas esperanças.Esclarece, ensina, ampara e irradia-se.

Vinha de Luz

Chico Xavier/André Luiz


QUEM LÊ, ATENDA

"Quem lê, atenda." - Jesus. (MATEUS, 24:15.)

Assim como as criaturas, em geral, converteram as produções sagradas da Terra em objeto de perversão dos sentidos, movimento análogo se verifica no mundo, com referência aos frutos do pensamento.

Freqüentemente as mais santas leituras são tomadas à conta de tempero emotivo, destinado às sensações renovadas que condigam com o recreio pernicioso ou com a indiferença pelas obrigações mais justas.

Raríssimos são os leitores que buscam a realidade da vida.

O próprio Evangelho tem sido para os imprevidentes e levianos vasto campo de observações pouco dignas.

Quantos olhos passam por ele, apressados e inquietos, anotando deficiências da letra ou catalogando possíveis equívocos, a fim de espalharem sensacionalismo e perturbação? Alinham, com avidez, as contradições aparentes e tocam a malbaratar, com enorme desprezo pelo trabalho alheio, as plantas tenras e dadivosas da fé renovadora.

A recomendação de Jesus, no entanto, é infinitamente expressiva.

É razoável que a leitura do homem ignorante e animalizado represente conjunto de ignominiosas brincadeiras, mas o espírito de religiosidade precisa penetrar a leitura séria, com real atitude de elevação.

O problema do discípulo do Evangelho não é o de ler para alcançar novidades emotivas ou conhecer a Escritura para transformá-la em arena de esgrima intelectual, mas, o de ler para atender a Deus, cumprindo-lhe a Divina Vontade.

Livro; Vinha de Luz
Chico Xavier/Emmanuel