“O homem que julga infalível a sua razão está bem perto do erro. Mesmo aqueles, cujas ideias são as mais falsas, se apóiam na sua própria razão e é por isso que rejeitam tudo o que lhes parece impossível.” Fonte: O Livro dos Espíritos, introdução VII.

Trabalhemos todos, pela Unificação do movimento espírita!!

O Espiritismo é uma questão de fundo; prender-se à forma seria puerilidade indigna da grandeza do assunto. Daí vem que os centros que se acharem penetrados do verdadeiro espírito do Espiritismo deverão estender as mãos uns aos outros, fraternalmente, e unir-se para combater os inimigos comuns: a incredulidade e o fanatismo.”

“Dez homens unidos por um pensamento comum são mais fortes do que cem que não se entendam.”
Allan Kardec (Obras Póstumas – Constituição do Espiritismo – Item VI).

“Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.”Thiago,3/17

“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” João – 15:7

Falar e Fazer

Em se tratando de reforma íntima: “Fácil é dizer como se faz. Difícil é fazer como se diz.” Precisamos fazer mais e dizer menos. Francisco Rebouças.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Bendita mediunidade!

Nós espíritas, muito temos que agradecer a este querido amigo, o Espírito André Luiz, que com seu trabalho de verdadeiro repórter da pátria espiritual, nos enviou suas experiências vivenciadas ao lado dos benfeitores amigos, e relatadas nas obras de reconhecido conteúdo doutrinário psicografadas pelas prestimosas mãos do mensageiro da vida Maior, Francisco Cândido Xavier, via mediunidade.

São tantas as informações, que não há no movimento espírita, alguém que se dedique ao estudo sério e aprofundado da doutrina, que desconheça as importantes e esclarecedoras experiências, por ele presenciadas e narradas nos mínimos detalhes, e contidas nas diversas obras de autoria dessa nobre alma.

Entre tantos assuntos, podemos destacar a existência da colônia Nosso Lar, e a confirmação da existência de outras tantas instituições de socorro na espiritualidade, a narrativa da reencarnação de Segismundo, a beleza da descrição da casa mental, a importância do cérebro, a dedicação de incalculável número de trabalhadores e discípulos de Jesus em franca movimentação na esfera invisível, etc., etc.

Em suas diversas obras, André Luiz nos faz entender a grandeza da vida na espiritualidade, fazendo uma descrição incomparável das atividades desenvolvidas pelo Ser imortal que todos somos, na continuação da vida do espírito após a morte do corpo físico, na continuidade da existência que jamais cessará.

Em suas narrativas, nos mostra as lições ministradas por abnegados servidores do Mestre de Nazaré em elevado patamar de conhecimento e entendimento das Leis perfeitas e imutáveis com que o Criador rege os destinos de seus filhos, deixando transparecer a certeza de que Deus é Soberanamente Justo e Bom.

Por essa razão, é que não podemos concordar com uma enorme percentagem de confrades, que só se referem às anotações contidas nas obras desse benfeitor amigo, quando essas anotações estão de acordo com o que querem transmitir em suas mensagens recheadas de personalismo e vaidade, espalhando pretensiosamente suas acanhadas interpretações para justificar os absurdos com que pretendem fazer das atividades mediúnicas seus laboratórios de insensatez sem qualquer compromisso com a responsabilidade da correta divulgação e vivência dos postulados de nossa novel doutrina espírita.

Assim procedendo, estão na verdade, prestando enorme desserviço à nobre causa espírita, espalhando conceitos inverídicos, sustentando opiniões absolutamente equivocadas, para não se contradizerem perante aqueles a quem sempre se fizeram passar por conhecedores da mensagem espírita, quando jamais foram sequer bons aprendizes.

Está na hora de se tornarem verdadeiros seguidores do Mestre de Nazaré, reconhecendo os equívocos, e refazendo seus conceitos falseados propositadamente, assumindo seus erros doutrinários e desfazendo os absurdos que eles mesmos espalharam irresponsavelmente, e que se alastram como uma doença contagiosa, pois, estarão mais cedo ou mais tarde, frente a frente ante o tribunal da própria consciência a bater o martelo da retificação.

Não mais percamos tempo com personalismos, não mais insistamos no erro que já identificamos em tudo o que transmitimos aos nossos semelhantes, refaçamos os conceitos, e sigamos as instruções dos Emissários Celestes, que não cansam de nos alertar para que sejamos honestos e humildes, como Jesus sempre exemplificou em todas as suas atitudes para com todos nós.

Francisco Rebouças.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Pastores evangélicos aplaudem evento espírita

Wellington Balbo – Bauru – SP.

Causou furor a apresentação do cantor lírico Allan Vilches no teatro do Centro Cultural Matarazzo, na cidade de Presidente Prudente, no último dia 18 de dezembro. O evento promovido pela USEI de Presidente Prudente em parceria com o Centro Espírita André Luiz teve ótima repercussão. Allan é espírita residente em São Paulo , músico profissional, vem percorrendo diversas localidades com sua bela voz, que encanta e emociona, contribuindo para a divulgação da Doutrina Espírita por intermédio da arte.

Importante deixar registrado que Allan esteve por mais de uma hora cantando em programa de rádio com grande audiência na cidade de Presidente Prudente e região, e soltou a voz em vários idiomas, o que chamou a atenção do público não espírita para comparecer à sua apresentação.

Aliás, a arte, em suas mais diversas formas de expressão, é importante ferramenta de promoção e engrandecimento do ser humano, por isso, nada mais justo do que utilizá-la para fazer o Espiritismo viajar além dos horizontes do centro. A música em si traz magia, aguça a sensibilidade, toca o coração, imperioso reconhecer seu poder arrebatador, portanto, quando aliamos a música e sua leveza à mensagem espírita, os resultados conquistados em termos de divulgação do Espiritismo são significativos. Foi o que ocorreu no caso da visita de Allan à cidade de Presidente Prudente.

A propósito, o evento foi prestigiado por pessoas de outras religiões, tendo, inclusive, a presença de dois pastores evangélicos e um Ministro da Eucaristia católico, que ficaram emocionados com a apresentação do cantor lírico. Informou-nos o amigo Lourival Silveira que os pastores saíram do teatro com uma visão totalmente diferente da Doutrina Espírita e, de quebra, perguntaram se o cantor não poderia se apresentar nas igrejas evangélicas coordenadas por eles. Já o Ministro da Eucaristia católico, surpreendeu-se, não imaginava que nas fileiras espíritas houvesse espaço para a cultura. Assim como os pastores, tinha idéia diferente do Espiritismo.

Vejam caros leitores, é a arte aproximando criaturas, quebrando preconceitos, vencendo barreiras impostas pela intransigência de alguns que, por milênios, impuseram idéias prejudiciais à união das pessoas. É a arte tornando o Espiritismo conhecido e respeitado. Naturalmente os pastores não deixarão suas religiões, mas a idéia não é mesmo essa. A intenção do Espiritismo não é tomar fiéis e convencer pela força, mas sim ajuntar e despertar a criatura humana para a importância de conhecer assuntos como a reencarnação, comunicabilidade dos Espíritos, lei de ação e reação, progressão dos mundos e etc.

Fico a imaginar a bela cena: em culto evangélico um espírita apresentando a mensagem da doutrina de maneira elegante e coerente. E por que não? Porque criar embaraços se podemos nos unir. Ora, a mensagem cristã é de união e amor entre as pessoas, e o Espiritismo é cristão, acima de tudo. Podemos todos, espíritas, evangélicos, católicos, budistas, judeus e demais, lutar pela construção dos ideais de fraternidade na Terra, promovendo-a, por intermédio de nossas ações, na hierarquia dos mundos. A arte é um desses condutos, o Espiritismo e outras religiões também. Cabe-nos, portanto, como ensina a Espiritualidade, ousar no campo do bem, trabalhando para que o Espiritismo dê sua parcela de contribuição na edificação de uma sociedade mais justa e fraterna. Ousadia, pois, é a mensagem do momento; ousadia para divulgar e espalhar as lições codificadas por Kardec, para que todos possam ter acesso a elas.

Ficam registrados os parabéns pela bela e ousada iniciativa da USEI Presidente Prudente e Centro Espírita André Luiz.

Wellington Balbo
Plasvipel Embalagens - 14 3203 2044
Francisco Rebouças.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Psicografia

Palavras de Josepha!

Não te eleves a patamares acima de tuas possibilidades de realização, pois, poderás ter surpresas desagradáveis que costumam surpreender tantos quantos não levam em conta a cautela e a humildade, tentando passar pelo que em verdade está bem distante de ser.

Vive, de forma a demonstrar o quanto verdadeiramente já possuis de entendimento e consideração por ti mesmo e pelo teu próximo, sem querer demonstrar além de tuas possibilidades de vivenciar as mensagens do Cristo, no teu dia-a-dia, e procura dessa forma, ser autêntico em tuas palavras e em tuas ações.

Todos aqueles que usaram de recursos ilusórios, estampando no semblante e nas palavras os recursos das virtudes, dos quais ainda não se faziam portadores, não lograram êxito na empreitada sucumbindo nos obstáculos que lhes visitaram, e, vencidos, caíram em desespero e infelicidades por não terem em si mesmos, os recursos da fraternidade e da paz que os manteriam em equilíbrio e com esperanças no porvir e se desmentiram, fazendo vir à tona a quantidade de sombras que ainda carregavam.

Não te iludas e nem iludas teu próximo, seja sempre autêntico, consciente de que estás em processo evolutivo vivendo como pessoa séria, ainda em busca do verdadeiro equilíbrio, e procura desenvolver as virtudes sublimes que trazes latentes no íntimo de teu Ser imortal, sem te preocupares em exibir Negritoas aparências exteriores das qualidades que ainda não te achas portador.

Não te esqueças irmão amigo, que as virtudes e os valores do mundo físico, são passageiros, as de tua alma são eternas.

Espírito:Josepha
Por: Francisco Rebouças

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Vem aí o Natal, e com ele, a expectativa da chegada do Papai Noel

Desde a antiguidade os Romanos já ofereciam presentes aos seus amigos, durante as festas da Saturnália, onde ofereciam estatuetas de deuses, em argila, pedra-mármore, ouro ou prata, de acordo com possibilidades financeiras.

Também durante as calendas ou festividades do Ano Novo romano, costumava-se colocar ramos de pinheiro na porta das casas de pessoas amigas, o que acabou se tornando prática bastante difundida com o crescimento do domínio Romano.

Como conhecemos hoje, os presentes de Natal, se iniciaram com a idéia do papa Bonifácio, no século VII, quando ao término da missa do dia 25 de dezembro, reuniu os sacerdotes para benzerem os pães e distribuí-los ao povo.

A tradição de enviar cartões de Natal tem origem britânica

Conta-se que o cartão de Natal surgiu em 1843, época em que os Contos de Natal de Charles Dickens acabavam de ser lançados, e ao perceber que o ano se findava e não teria tempo de escrever à mão suas felicitações natalinas aos seus amigos, o Sir Henry Cole, diretor do British Museum of London, encomendou as mensagens prontas através dos cartões elaborados pelo artista plástico mais em voga na época, John Callicot Horsley, membro da Royal Academy. Horsley, que pegou um cartão pequeno, quadrado, e dividiu-o em três partes.

Ao centro, desenhou uma família reunida em volta da mesa, bebendo alegremente, e ao lado, crianças esfomeadas recebendo comida e roupas, aa parte de baixo, escreveu: "A merry Chrístmas, a happy New Year to you". Depois, os cartões foram impressos em litografia, cem ao todo, e coloridos a mão. Cole despachou cinqüenta pelo correio e vendeu o resto, cada um por um xelim.

Primeira loja de presentes de natal

Temos notícia de que a primeira loja especializada em presentes de Natal e Ano Novo, foi fundada em Paris, no ano de 1785.

A visão espírita do Natal

Entendemos o Natal, como mais uma excelente época para nossas reflexões, sobre a verdadeira mensagem do aniversariante que quase sempre não é lembrado. Não temos mais a visão de que o Natal foi feito para troca de presentes, pois, já assimilamos a grandeza dos ensinos de Jesus quanto aos objetivos de sua vinda ao mundo, que é a de nos mostrar o caminho da felicidade e da pureza espiritual pela nossa mudança de postura diante da vida e do próximo, buscando sermos verdadeiramente discípulos do Cristo, em pensamentos palavras e atos.

O personagem mais esperado e comemorado nos dias da atualidade infelizmente ainda é o Papai Noel, que nessa época é o assunto de todos os meios de comunicação da mídia, no aguardo dos ganhos financeiros que a data proporciona, por ser mal interpretada pala maioria dos cristãos.

O Natal precisa ser entendido em seu verdadeiro sentido, ou seja, como uma época especial para reunião da família com propósitos superiores, onde podemos orar juntos agradecendo a Deus pela bênção da vida que ELE nos concedeu como mais uma oportunidade de aperfeiçoamento e progresso espiritual, a caminho da felicidade e da pureza do espírito imortal que todos somos.

Francisco Rebouças

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Psicografias

Palavras de Josepha!

Pensa positivo para que tuas realizações sejam de proveito para ti e para o teu próximo, não desperdices energias dessa usina que é teu cérebro, com coisas fúteis sem a devida substância de natureza moral elevada.
Teu pensamento é fonte de realizações, tudo quanto pensas, plasmas no éter cósmico e vai suprir as necessidades dos que estiverem em conformidade com ele, tornando-te dessa forma também responsável pelos seus efeitos positivos ou negativos que gerarem na mente e na realização do teu irmão.
Procura te abastecer de conteúdos nobilitantes hauridos nas páginas dos livros que te possam possibilitar a absorção de elevados conhecimentos capazes de te propiciarem melhor entendimento das Leis imutáveis com que Deus nutre e harmoniza sua criação.
Sê consciente com tuas responsabilidades de co-criador que és, fazendo por ti e por teu próximo o que o mestre de Nazaré recomendou aos seus discípulos fiéis: “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, e recorda como espírita que afirmas ser que a máxima da novel doutrina que segues é: “Fora da caridade não há salvação”, não te esqueças nunca dessa verdade cristalina.
Espírito: Josepha
Por: Francisco Rebouças

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Também nós, tenhamos cuidado!

"Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados e descaiais da vossa firmeza." - Pedro. (II PEDRO, 3:17.)

É imprescindível que entendamos o quanto antes, que o esclarecimento íntimo é inalienável tesouro que os discípulos sinceros do Cristo precisam desenvolver por todos os meios ao nosso alcance e com a máxima urgência e determinação possíveis.

A sociedade está repleta de homens abomináveis que invadiram e dominam os campos da política, da ciência, da religião e constroem obras lamentáveis e chocantes para os espíritos menos vigilantes; que desavisadas e imprudentes, são por eles arrebatadas às surpresas do vale do engano e da morte, e seguem absolutamente desequilibradas nos círculos da vida em ambos os planos; o físico e o espiritual.

Dos enganos e das falsidades de suas construções, individualistas, consolidadas nas ações orgulhosas e egoístas, precipitam-se em despenhadeiros apavorantes, onde se distanciam, cada vez mais, da moral, da dignidade e da luz.

São muitos os imprevidentes que, sem uma reflexão maior se deixam arrastar por fantasiosas criações das mentes perturbadas pela posse do ouro e do poder; mas, graças ao trabalho de incansáveis e dedicados discípulos da Seara de Jesus, alguns desses distraídos do caminho, conseguem obter socorro eficiente e justo, no auxílio que recebem dos Celestes Emissários do alto, para deixarem o equivocado e perigoso caminho que trilham, simplesmente por desconhecerem a verdadeira situação em que se encontram iludidos pelo fascínio das falsas e ilusórias fantasias.

Não procuraram analisar as informações que lhes foram apresentadas, e acreditaram sem ao menos o trabalho de verificar a procedência e o fundamento moral de tais conceitos, onde muitas das vezes o sentido verdadeiro dos ensinos ministrados, foram falseados ou modificados propositadamente, visando unicamente, a mantê-los na ignorância por motivos escusos e condenáveis.

Semelhante situação não acontece com os verdadeiros aprendizes, fiéis seguidores da mensagem cristã, que por estudarem de forma séria e disciplinada, o contido nos Evangelhos, conhecem, de antemão, a verdade de tudo o que o Mestre Maior da humanidade ensinou e exemplificou com sua conduta irrepreensível.

O dedicado aprendiz só se deixará levar por equívocos quando se fizer surdo aos convites do bem, deixando-se envolver pelas armadilhas das sombras, podendo dessa forma ser levado a percorrer os tortuosos caminhos, diferentes daqueles sugeridos pelos Emissários da Paz e do progresso.

Os Bons Espíritos só nos conduzem por estradas largas e retas onde podemos desfrutar da calmaria natural de quem tem a consciência tranqüila de que está agindo em conformidade com os princípios Divinos contidos nas Leis de Deus, perfeitas e imutáveis.

Deus nos dá sempre em conformidade com nossas necessidades; ao doente e desprotegido permitirá que receba os benefícios do remédio; ao equivocado permitirá lhe seja transmitida a orientação adequada a que encontre o porto seguro do equilíbrio; e ao trabalhador, proporcionará ganho suficiente para lhe garantir os recursos suficientes à conquista do progresso moral que precisa empreender rumo à felicidade e à pureza espiritual.

Necessário se faz entender, que o fiel discípulo de Jesus será mais cedo ou mais tarde bafejado pelas beneces do Céu em seus dias, recebendo os frutos do esclarecimento, que lhe trarão consolações, luzes e bênçãos, para que se dedique ao trabalho em seu próprio favor e de seu semelhante cada vez mais e melhor, por saber, de antemão, o quanto lhe compete realizar em serviço e vigilância para se desvencilhar das ilusões dos homens abomináveis, agindo com a responsabilidade que lhe compete, fugindo das aflitivas realidades que aguardam nos planos inferiores os incautos, preguiçosos e inconseqüentes de hoje.

Francisco Rebouças

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Médium e mediunidade

"159. Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns. Todavia, usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva. E de notar-se, além disso, que essa faculdade não se revela, da mesma maneira, em todos. Geralmente, os médiuns têm uma aptidão especial para os fenômenos desta, ou daquela ordem, donde resulta que formam tantas variedades, quantas são as espécies de manifestações.

As principais são: a dos médiuns de efeitos físicos; a dos médiuns sensitivos, ou impressionáveis; a dos audientes; a dos videntes; a dos sonambúlicos; a dos curadores; a dos pneumatógrafos; a dos escreventes, ou psicógrafos"
.

Fonte:
Livro dos Médiuns - CAPÍTULO XIV - DOS MÉDIUNS, item 159.
Grifos nossos.

Francisco Rebouças.

Brasil coração do mundo...

https://youtu.be/_a9tpJnGcbw

Homenagem a Chico Xavier

Haroldo Dias Dutra - As cartas de Paulo

Haroldo Dutra - Jesus o Médico da Almas

https://youtu.be/Uk7OUvyGCZU



Divaldo Franco

https://youtu.be/OVbstbRFs9M

Entrevista sobre Emmanuel, Joanna de Ângelis...

Reencarnação é uma realidade

Palestra O trabalho no Bem - Cristiane Parmiter

Palestra: As Leis Divinas e nós - Cristiane Parmiter

Palestra: Benevolência - Cristiane Parmiter

Palestra: Jesus e o Mundo - Cristiane Parmiter

Palestra: A Dinâmica do Perdão - Cristiane Parmiter

Palestra: Perante Jesus - Cristiane Parmiter

Palestra AVAREZA - Cristiane Parmiter

Palestra Obediência Construtiva - Cristiane Parmiter

Palestra Tribulações - Cristiane Parmiter

Palestra Conquistando a Fé - Cristiane Parmiter

Palestra Humildade e Jesus - Cristiane Parmiiter

Palestra Renúncia - Cristiane Parmiter

Glória a Kardec

Rádios Brasil

Simplesmente Espetacular!!!

Professora Amanda Gurgel

De Kardec aos dias de hoje

Muitas Vidas

Divaldo Franco

Entrevista com Divaldo Franco

Sobre Emmanuel, Joanna de Ângelis, e muito mais, confira. 1ª Parte 2ª Parte

Chico Xavier

Chico Xavier (2010) trailer oficial

Página de Mensagens

Nesta página estarei lançando variadas páginas de conteúdo edificante para nosso aprendizado.

Francisco Rebouças.

1-ANTE A LIÇÃO

"Considera o que te digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo".- Paulo. II TIMÓTEO. 2:7.

Ante a exposição da verdade, não te esquives à meditação sobre as luzes que recebes.

Quem fita o céu, de relance, sem contemplá-lo, não enxerga as
estrelas; e quem ouve uma sinfonia, sem abrir-lhe a acústica da alma, não lhe percebe as notas divinas.

Debalde escutarás a palavra inspirada de pregadores ardentes, se não descerrares o coração para que o teu sentimento mergulhe na claridade bendita daquela.

Inúmeros seguidores do Evangelho se queixam da incapacidade de retenção dos ensinos da Boa Nova, afirmando-se ineptos à frente das novas revelações, e isto porque não dispensam maior trato à lição ouvida, demorando-se longo tempo na província da distração e da leviandade.

Quando a câmara permanece sombria, somos nós quem desata o ferrolho à janela para que o sol nos visite.

Dediquemos algum esforço à graça da lição e a lição nos responderá com as suas graças.

O apóstolo dos gentios é claro na observação. "Considera o que te digo, porque, então, o Senhor te dará entendimento em tudo."

Considerar significa examinar, atender, refletir e apreciar.

Estejamos, pois, convencidos de que, prestando atenção aos
apontamentos do Código da Vida Eterna, o Senhor, em retribuição à nossa boa-vontade, dar-nos-á entendimento em tudo.

Livro: Fonte Viva
Chico Xavier/Emmanuel

NO CAMPO FÍSICO

"Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual." - Paulo. (I CORÍNTIOS, 15:44.)

Ninguém menospreze a expressão animal da vida humana, a pretexto de preservar-se na santidade.

A imersão da mente nos fluidos terrestres é uma oportunidade de sublimação que o espírito operoso e desperto transforma em estruturação de valores eternos.

A sementeira comum é símbolo perfeito.

O gérmen lançado à cova escura sofre a ação dos detritos da terra, afronta a lama, o frio, a resistência do chão, mas em breve se converte em verdura e utilidade na folhagem, em perfume e cor nas flores e em alimento e riqueza nos frutos.

Compreendamos, pois, que a semente não estacionou. Rompeu todos os obstáculos e, sobretudo, obedeceu à influência da luz que a orientava para cima, na direção do Sol.

A cova do corpo é também preciosa para a lavoura espiritual, quando nos submetemos à lei que nos induz para o Alto.

Toda criatura provisoriamente algemada à matéria pode aproveitar o tempo na criação de espiritualidade divina.

O apóstolo, todavia, é muito claro quando emprega o termo "semeia-se". Quem nada planta, quem não trabalha na elevação da própria vida, coagula a atividade mental e rola no tempo à maneira do seixo que avança quase inalterável, a golpes inesperados da natureza.

Quem cultiva espinhos, naturalmente alcançará espinheiros.

Mas, o coração prevenido que semeia o bem e a luz, no solo de si mesmo, espere, feliz, a colheita da glória espiritual.

E N T R E I R M Ã O S
Olympia Belém (Espírito)[1]

Estes são tempos desafiadores para todos os que buscam um mundo melhor, onde reine o amor, onde pontifique a fraternidade, onde possam florir os mais formosos sentimentos nos corações.
Anelamos por dias em que a esperança, há tanto tempo acariciada, possa converter-se em colheita de progressos e de paz.
Sonhamos com esse alvorecer de uma nova era em que o Espiritismo, transformado em religião do povo, apresentando Jesus às multidões, descrucificado e vivo, possa modificar as almas, para que assumam seu pujante papel de filhas de Deus no seio do mundo.
Entrementes, não podemos supor que esses ansiados dias estejam tão próximos, quando verificamos que há, ainda, tanta confusão nos relacionamentos, tanta ignorância nos entendimentos, tanta indiferença e ansiedade nos indivíduos, como se vendavais, tufões, tormentas variadas teimassem em sacudir o íntimo das criaturas, fazendo-as infelizes.
A fim de que os ideais do Cristo Jesus alcancem a Terra, torna-se indispensável o esforço daqueles que, tendo ouvido o cântico doloroso do Calvário, disponham-se a converter suas vidas na madrugada luminosa do Tabor.
O mundo terreno, sob ameaças de guerras e sob os rufares da violência, em vários tons, tem urgência do Mestre de Nazaré, ainda que O ignore em sua marcha atordoada, eivada do materialismo que o fascina, que o domina e que o faz grandemente desfigurado, por faltar sentido positivo e digno no uso das coisas da própria matéria.
Na atualidade, porém, com as advertências da Doutrina dos Espíritos, com essa luculenta expressão da misericórdia de Deus para com Seus filhos terrenos, tudo se torna menos áspero, tudo se mostra mais coerente, oferecendo-nos a certeza de que, no planeta, tudo está de conformidade com a lei dos merecimentos, com as obras dos caminheiros, ora reencarnados, na estrada da suspirada libertação espiritual.
"A cada um segundo as suas obras" aparece como canto de justiça e esperança, na voz do Celeste Pastor.
Hoje, reunidos entre irmãos, unimo-nos aos Emissários destacados do movimento de disseminação da luz sobre as brumas terráqueas, e queremos conclamar os queridos companheiros, aqui congregados, a que não se permitam atormentar pelos trovões que se fazem ouvir sobre as cabeças humanas, ameaçadores, tampouco esfriar o bom ânimo, considerando que o Cristo vela sempre. Que não se deixem abater em razão de ainda não terem, porventura, alcançado as excelentes condições para o ministério espírita, certos de que o tempo é a magna oportunidade que nos concede o Senhor. Que ponham mãos à obra, confiantes e vibrantes, certos de que os verdadeiros amigos de Jesus caminham felizes, apesar das lutas e das lágrimas, típicas ocorrências das experiências, das expiações e das provas.
Marchemos devotados, oferecendo, na salva da nossa dedicação, o melhor que o Espiritismo nos ensina, o melhor do que nos apresenta para os que se perdem nas alamedas do medo, da desesperança e da ignorância a nossa volta.
Hoje, entre os amigos espíritas, encontramos maior ânimo para a superação dos nossos próprios limites, o que configurará, ao longo do tempo a superação dos limites do nosso honroso Movimento Espírita.
Sejamos pregadores ou médiuns, evangelizadores, escritores ou servidores da assistência social, não importa. Importa que nos engajemos, todos, nos labores do Codificador, plenificando-nos da grande honra de cooperar com os excelsos interesses do Insuperado Nazareno.
O tempo é hoje, queridos irmãos. O melhor é o agora, quando nos entrelaçamos para estudar, confraternizar e louvar a Jesus com os corações em clima festivo.
Certos de que o Espiritismo é roteiro de felicidade e bandeira de luz, que devemos içar bem alto sobre o dorso do planeta, abracemo-nos e cantemos, comovidos: Louvado seja Deus! Louvado seja Jesus!
Com extremado carinho e votos de crescente progres­so para todos, em suas lidas espiritistas, quero despedir-me sempre devotada e servidora pequenina.
Olympia Belém.

[1]
- Mensagem psicografada pelo médium J. Raul Teixeira no dia 03.09.95, no encerramento da X Confraternização Espírita do Estado do Rio de Janeiro.

O TEMPO

“Aquele que faz caso do dia, patrão Senhor o faz.” — Paulo. (ROMANOS, capítulo 14, versículo 6.)

A maioria dos homens não percebe ainda os valores infinitos do tempo.
Existem efetivamente os que abusam dessa concessão divina. Julgam que a riqueza dos benefícios lhes é devida por Deus.
Seria justo, entretanto, interrogá-los quanto ao motivo de semelhante presunção.
Constituindo a Criação Universal patrimônio comum, é razoável que todos gozem as possibilidades da vida; contudo, de modo geral, a criatura não medita na harmonia das circunstâncias que se ajustam na Terra, em favor de seu aperfeiçoamento espiritual.
É lógico que todo homem conte com o tempo, mas, se esse tempo estiver sem luz, sem equilíbrio, sem saúde, sem trabalho?
Não obstante a oportunidade da indagação, importa considerar que muito raros são aqueles que valorizam o dia, multiplicando-se em toda parte as fileiras dos que procuram aniquilá-lo de qualquer forma.
A velha expressão popular “matar o tempo” reflete a inconsciência vulgar, nesse sentido.
Nos mais obscuros recantos da Terra, há criaturas exterminando possibilidades sagradas. No entanto, um dia de paz, harmonia e iluminação, é muito importante para o concurso humano, na execução das leis divinas.
Os interesses imediatistas do mundo clamam que o “tempo é dinheiro”, para, em seguida, recomeçarem todas as obras incompletas na esteira das reencarnações... Os homens, por isso mesmo, fazem e desfazem, constroem e destroem, aprendem levianamente e recapitulam com dificuldade, na conquista da experiência.
Em quase todos os setores de evolução terrestre, vemos o abuso da oportunidade complicando os caminhos da vida; entretanto, desde muitos séculos, o apóstolo nos afirma que o tempo deve ser do Senhor.

Livro: Caminho Verdade e Vida.
Chico Xavier/Emmanuel.

NISTO CONHECEREMOS

"Nisto conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro." (I JOÃO, 4:6.)

Quando sabemos conservar a ligação com a Paz Divina, apesar de todas as perturbações humanas, perdoando quantas vezes forem necessárias ao companheiro que nos magoa; esquecendo o mal para construir o bem; amparando com sinceridade aos que nos aborrecem; cooperando espiritualmente, através da ação e da oração, a benefício dos que nos perseguem e caluniam; olvidando nossos desejos particulares para servirmos em favor de todos; guardando a fé no Supremo Poder como luz inapagável no coração; perseverando na bondade construtiva, embora mil golpes da maldade nos assediem; negando a nós mesmos para que a bênção divina resplandeça em torno de nossos passos; carregando nossas dificuldades como dádivas celestes; recebendo adversários por instrutores; bendizendo as lutas que nos aperfeiçoam a alma, à frente da Esfera Maior; convertendo a experiência terrena em celeiros de alegrias para a Eternidade; descortinando ensejos de servir em toda parte; compreendendo e auxiliando sempre, sem a preocupação de sermos entendidos e ajudados; amando os nossos semelhantes qual temos sido amados pelo Senhor, sem expectativa de recompensa; então, conheceremos o espírito da verdade em nós, iluminando-nos a estrada para a redenção divina.

DOUTRINAÇÕES

"Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estarem os vossos nomes escritos nos céus." — Jesus. (LUCAS, capítulo 10, versículo 20.)

Freqüentemente encontramos novos discípulos do Evangelho exultando de contentamento, porque os Espíritos perturbados se lhes sujeitam.

Narram, com alegria, os resultados de sessões empolgantes, nas quais doutrinaram, com êxito, entidades muita vez ignorantes e perversas.

Perdem-se muitos no emaranhado desses deslumbramentos e tocam a multiplicar os chamados "trabalhos práticos", sequiosos por orientar, em con-tactos mais diretos, os amigos inconscientes ou infelizes dos planos imediatos à esfera carnal.

Recomendou Jesus o remédio adequado a situações semelhantes, em que os aprendizes, quase sempre interessados em ensinar os outros, esquecem, pouco a pouco, de aprender em proveito próprio.

Que os doutrinadores sinceros se rejubilem, não por submeterem criaturas desencarnadas, em desespero, convictos de que em tais circunstâncias o bem é ministrado, não propriamente por eles, em sua feição humana, mas por
emissários de Jesus, caridosos e solícitos, que os utilizam à maneira de canais para a Misericórdia Divina; que esse regozijo nasça da oportunidade de servir ao bem, de consciência sintonizada com o Mestre Divino, entre as certezas
doces da fé, solidamente guardada no coração.

A palavra do Mestre aos companheiros é muito expressiva e pode beneficiar amplamente os discípulos inquietos de hoje.

Livro: Caminho Verdade e Vida.

Chico Xavier/Emmanuel.

FILHOS DA LUZ

FILHOS DA LUZ"Andai como filhos da luz." - Paulo.

(EFÉSIOS, 5:8.)Cada criatura dá sempre notícias da própria origem espiritual.

Os atos, palavras e pensamentos constituem informações vivas da zona mental de que procedemos.

Os filhos da inquietude costumam abafar quem os ouve, em mantos escuros de aflição.

Os rebentos da tristeza espalham o nevoeiro do desânimo.

Os cultivadores da irritação fulminam o espírito da gentileza com os raios da cólera.

Os portadores de interesses mesquinhos ensombram a estrada em que transitam, estabelecendo escuro clima nas mentes alheias.

Os corações endurecidos geram nuvens de desconfiança, por onde passam.

Os afeiçoados à calúnia e à maledicência distribuem venenosos quinhões de trevas com que se improvisam grandes males e grandes crimes.

Os cristãos, todavia, são filhos da luz.E a missão da luz é uniforme e insofismável.Beneficia a todos sem distinção.

Não formula exigências para dar.Afasta as sombras sem alarde.

Espalha alegria e revelação crescentes.Semeia renovadas esperanças.Esclarece, ensina, ampara e irradia-se.

Vinha de Luz

Chico Xavier/André Luiz


QUEM LÊ, ATENDA

"Quem lê, atenda." - Jesus. (MATEUS, 24:15.)

Assim como as criaturas, em geral, converteram as produções sagradas da Terra em objeto de perversão dos sentidos, movimento análogo se verifica no mundo, com referência aos frutos do pensamento.

Freqüentemente as mais santas leituras são tomadas à conta de tempero emotivo, destinado às sensações renovadas que condigam com o recreio pernicioso ou com a indiferença pelas obrigações mais justas.

Raríssimos são os leitores que buscam a realidade da vida.

O próprio Evangelho tem sido para os imprevidentes e levianos vasto campo de observações pouco dignas.

Quantos olhos passam por ele, apressados e inquietos, anotando deficiências da letra ou catalogando possíveis equívocos, a fim de espalharem sensacionalismo e perturbação? Alinham, com avidez, as contradições aparentes e tocam a malbaratar, com enorme desprezo pelo trabalho alheio, as plantas tenras e dadivosas da fé renovadora.

A recomendação de Jesus, no entanto, é infinitamente expressiva.

É razoável que a leitura do homem ignorante e animalizado represente conjunto de ignominiosas brincadeiras, mas o espírito de religiosidade precisa penetrar a leitura séria, com real atitude de elevação.

O problema do discípulo do Evangelho não é o de ler para alcançar novidades emotivas ou conhecer a Escritura para transformá-la em arena de esgrima intelectual, mas, o de ler para atender a Deus, cumprindo-lhe a Divina Vontade.

Livro; Vinha de Luz
Chico Xavier/Emmanuel